Google Analytics Alternative

O SEGREDO JAPONÊS.

segunda-feira, 21 de março de 2011
Uma grande diferença reside no consumo diário de um
potente antioxidante
epigalocatequina-3-galato (EGCG).
Os Japoneses vivem mais do que os que não vivem no Japão. A média da longevidade é quase 83 anos, enquanto nos Ocidentais anda à volta do 78 anos. Tem de haver um segredo …

Uma grande diferença reside no consumo diário de um potente antioxidante chamado epigalocatequina-3-galato ou apenas EGCG. Nós pouco EGCG obtemos através dos alimentos que comemos. Por sua vez os Japoneses obtêm-na pelo consumo diário de chá verde. Então o que torna O EGCG tão especial? Bem, os cientistas descobriram a evidência do “gene da longevidade” há 20 anos atrás. É um gene capaz de aumentar o tempo de vida. Há algumas maneiras de “ligar” este gene. Uma delas é através da restrição calórica. Há uma família de genes protetores chamados sirtuinas que sob condições de stress extremo – a fome – são ligados transmitindo a todas as células sinais para cancelarem os efeitos do envelhecimento. Isto até poderia ser uma solução para o envelhecimento … se a fome fosse uma opção. É aqui que entra a EGCG pois ajuda a ligar os genes da longevidade de maneira similar à fome. Também ajuda neste processo de envelhecimento porque:

• Neutraliza os radicais livres;

• Mantém o ADN saudável;

• Aumenta a capacidade para o exercício;

• É 25 a100 vezes mais potente que as vitaminas C e E.

O resveratrol é um antioxidante encontrado nas uvas e no vinho tinto que também tem a capacidade de ligar as sirtuinas. A metformina, fármaco de origem vegetal usado para tratar a diabetes, também mimetiza a restrição calórica. O exercício intercalado também ativa estes genes. Assim, temos várias formas sinérgicas de ativar os nossos genes da longevidade…

Fonte: Texto de Dr. Luíz Romariz. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 25 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School e é membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

0 comentários:

Postar um comentário