Google Analytics Alternative

DEPENDÊNCIA? COMPULSÃO?

domingo, 27 de março de 2011
A chave para curar o vício por comida poderia
estar no equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro.
A maioria das pessoas pensa em termos de dependência, em alcoolismo ou drogas, além do sexo, mas com a questão do aumento da obesidade em todo o mundo, é importante tomar nota que o alimento pode ser igualmente viciante.


Há muito tempo que se determinou que junk food não é saudável, mas não há provas suficientes para sustentar que os maus hábitos alimentares podem afetar seu cérebro. Sim, batatas fritas e chocolates podem alterar o seu cérebro em maneiras que você nunca imaginou.

A incapacidade de resistir a certos alimentos pode levar a sentimentos de falta de controle ou a "escravidão" (dependência) para comer, que é de fato um acréscimo: a escravidão torna-se um hábito.

A chave para curar o vício por comida poderia estar no equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro. Quando estes estão fora de equilíbrio, você pode sentir-se deprimido, ansioso, irritado, etc. Seu cérebro irá começar a mandar sinais ao corpo que ele precisa mais, e você vai desejar alimentos que afetará diretamente os neurotransmissores. Um grande exemplo disso é o açúcar. Quando os níveis de serotonina estão baixos, muitas pessoas anseiam por algo doce.


Existem algumas maneiras saudáveis para reduzir o açúcar. Um apoio é o exercício. O exercício diário pode elevar os níveis de dopamina, aumentar o seu humor e reduzir a ansiedade pelo açúcar. Ficar bem hidratado é uma outra maneira de proteger o cérebro dos desequilíbrios. Ao comer, uma boa opção é comer alimentos naturalmente doces, como frutas, verduras e grãos integrais. Comer regularmente ao longo do dia (3 refeições e um lanche) também vai reduzir os desejos pelos doces.

Aqui está uma lista de alimentos que podem ajudar a manter níveis de dopamina:
■ frango
■ peixes
■ produtos lácteos
■ amêndoas
■ abacates
■ bananas
■ leguminosas
■ produtos de soja
■ abóbora
■ sementes de gergelim
Se você está começando a ficar com a sensação de que você está perdendo o controle sobre o que consome, [...] você pode fornecer ao seu cérebro substâncias de que necessita para restaurar o seu funcionamento normal, muitas vezes sem o uso de medicamentos.

Fonte: Parte do texto traduzido por Dr. Carolyn Coker Ross, MD MPH, autora, oradora e especialista na área de Transtornos Alimentares. Atualmente tem um consultório particular especializado no tratamento de transtornos alimentares, vícios, e obesidade. Seu último livro foi The Binge Eating and Compulsive Overeating Workbook (A compulsão periódica e comer compulsivo), (New Harbinger Pub/ Jul 2009).

A compulsão e demais transtornos alimentares são assuntos complexos, que exigem cautela, estudos nos ajudam à entender o que ocorre no cérebro e organismo como um todo. Aos primeiros sinais de dependência ou compulsão, busque ajuda, autoconhecimento e autocontrole, leia mais sobre o assunto, mantenha alimentos saudáveis por perto. Note que apreciar um que outro alimento e/ou ter preferência, é diferente de ter compulsão ou dependência. Cuide-se!

0 comentários:

Postar um comentário