Google Analytics Alternative

NUTRIÇÃO AO ADOLESCENTE.

domingo, 13 de março de 2011
Pode haver resistência à mudanças na dieta, entretando
uma EXCELENTE orientação pode TRAZER real entendimento
 da ÓTIMA escolha que estará fazendo este
 adolescente escolhendo BONS NUTRIENTES.
Batatas fritas, salgadinhos, balas, chocolates, refrigerantes... se você perguntar à um adolescente o que compõe seu cardápio alimentos densos em calorias, pobres em nutrientes poderão estar na lista.

Em casos, não há busca pela saúde e sim agrado ao paladar ou modismo, neste casos moderação, bom senso e educação nutricional fazem significativa diferença. Muitos adolescentes atribuem poder aquisitivo familiar à maior compra de alimentos industrializados, o que pode ser um prejuizo à saúde médio e longo prazo, já que os alimentos saudáveis, ricos em fitonutrientes e antioxidantes estão na natureza.

Na adolescência necessita-se de uma quantidade de energia (calorias) necessária ao crescimento e desenvolvimento sadio. As vitaminas e minerais desempenham papéis fundamentais no crescimento. Por isso, a importância de incluir alimentos variados como frutas, legumes, leite e derivados... e outros grupos de alimentos que variam conforme cultura, tradição, preferências...

Minerais como cálcio, ferro e zinco são exemplos de minerais essenciais à sua saúde, crescimento e desenvolvimento. O cálcio contribui para a formação da estrutura óssea e previne futuras doenças a exemplo da osteoporose.

A deficiência em ferro é uma das deficiências mais comuns, e pode levar a anemia, sendo que a principal fonte de ferro é a carne vermelha, mas existem muitas boas fontes de ferro em feijões e outras leguminosas, hortaliças verdes escuras (brócolos, espinafre, rúcula...), gema de ovo. A falta de nutrientes pode dificultar o aprendizado, provocar fraqueza, diminuir a resistência do sistema imunológico.

Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente. A fonte mais rica de cálcio é o leite seus derivados. Beber um copo de iogurte desnatado, comer uma fatia de queijo contribui para que as quantidades necessárias de cálcio sejam ingeridas. E

Os adolescentes podem estar em risco nutricional em função de hábitos alimentares específicos como deixar de fazer o café da manhã; pular as principais refeições como almoço ou jantar substituindo por lanches com baixo valor nutricional; resistência à "alimentos saudáveis" em função de amigos ou grupo; realizar dietas sem orientação nutricional em busca de uma "melhor imagem", o que pode prejudicar a ingestão de nutrientes essenciais.

Pode haver resistência à mudanças na dieta, entretando uma EXCELENTE orientação pode TRAZER real entendimento da ÓTIMA escolha que estará fazendo este adolescente escolhendo BONS NUTRIENTES.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário