Google Analytics Alternative

EVITANDO AFLIÇÕES DA MENTE. ANSIEDADE.

quarta-feira, 23 de março de 2011
ANSIEDADE? Nutra-se, medite, movimente-se, alongue-se...
Reduzindo sua ansiedade

Segundo Lancy Lonsdorf, MD, "ao longo das décadas recentes, um grande conjunto de pesquisas têm mostrando que acumulos de traços de personalidade, tais como raiva, hostilidade, ansiedade e depressão aumentam o risco de doença cardíaca em homens e mulheres, tanto quanto 200 a 300%. A qualidade dos pensamentos e das emoções, como menos raiva, calma interior, pensamentos mais positivos e mais sentimentos de amor e compaixão são descritos por diminuirem o risco de problemas cardíacas e demais doenças."

A ansiedade vem se caracterizando comum entre homens e mulheres, envolvendo distintos fatores. Como permanece sua dieta em momentos de ansiedade? Em momentos de ansiedade faz todo o sentido que você talvez procure por doces ou alimentos densamente calóricos, já que os alimentos ricos em carboidratos e gorduras são conhecidos por aumentar neurotransmissores como endorfinas, que ajudam a manter "satisfação", bem-estar... Entretanto, alimentos que contenham a sacarose, ou gorduras em demasia acarretam em obesidade e depleção de nutrientes, o que promove mais ansiedade e propícia à que doenças se instalem a longo prazo. Afinal, as atitudes que você promove ao organismo manisfestam-se à médio e longo prazo, normalmente você sentirá os malefícios na escolha que alimentos de baixo valor nutricional e alta densidade calórica mais tardemente.

Nestes casos, iogurtes probióticos, frutas frescas, mesmo as frutas secas como damascos, assim como grãos integrais e outros carboidratos complexos podem satisfazer o seu desejo, bem como chás em infusão, ao passo que você estará buscando alimentos que nutrem as células.

Nos momentos de ansiedade lembre dos exercícios físicos que serão seu aliado. Umacaminhada diária cerca de 30 minutos, proporciona excelentes benefícios, estando associada a liberação de endorfinas e outros neurotransmissores, bem como yoga ou outro tipo de alongamento. Meditação e exercícios de respiração também beneficiam o organismo como um todo e são indispensáveis, tente!

Acrescentando sobre endorfinas
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH e o ACTH que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc...). Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral.Fontes:

Fontes: * Lancy Lonsdorf, MD. É um oradora popular, autora e reconhecida em Ayurveda especializada em longevidade saudável e problemas de saúde da mulher.
* Sobre endorfinas em Wikipedia.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário