Google Analytics Alternative

YACON E FOS.

terça-feira, 7 de julho de 2009
Conheça este tubérculo ainda pouco consumido em certas regiões. Yacon é uma raíz, um tubérculo, deve ser consumido em especial cru, podendo também ser cozido ou assado, é um alimento funcional pelo seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos. Possui elevado percentual de água, em torno de 80 a 90%, por isso seu valor energético é baixo, pobre em proteínas e lipídeos. Entre os carboidratos totais, estão os açúcares, frutose e glicose, sacarose e frutooligossacarídeos, além de amido e inulina. Seu consumo aumentou com suas propriedades benéficas à saúde, diferente de outros tubérculos, o principal carboidrato do yacon são os frutooligossacarídeos (FOS). Os frutooligossacarídeos são carboidratos que não podem são digeridos pelo organismo, possuindo ação bifidogênica ou prebiótica, o que estímula o crescimento e atividade de bactérias benéficas presentes no intestino. A inulina que possui 1 kcal/g, conteúdo calórico menor do que o dos outros carboidratos (4 kcal/g), é fermentada por bactérias no intestino. Podendo reduzir a taxa de glicose no sangue, a presença de FOS, forma uma espécie de gel, retardando a absorção de glicose, sendo útil aos pacientes diabéticos.
É necessário consumir diariamente 3 a 4 fatias do yacon cru, para obter seus benefícios, o caule da planta também pode ser usado como chá em infusão. Refere-se seu consumo a uma melhor biodisponibilidade de minerais, em especial o cálcio de outros vegetais.
O potássio é o mineral em maior quantidade, 230mg/100g, o que disponibiliza efeito diurético, sendo útil em pacientes hipertensos e com hipercolesterolemia, também possui cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês. E não acaba por aqui, também possui quantidades significativas de compostos fenólicos, com ação antioxidante. Alimento Funcional, consuma o tubérculo dentro do seu plano alimentar adequado.
Conheça outros alimentos com propriedades funcionais.
Por Greice Caroline Baggio.

2 comentários:

{ Unknown } at: 7 de julho de 2009 às 23:24 disse...

Olá Greice

Vc tem alguma receita com yacon? Sou nutricinista e diabética. Se puder me envie: ticinutri@yahoo.com.br
Muito obrigada

{ ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE } at: 23 de julho de 2009 às 14:50 disse...

Ticiane!
Obrigada pelo seu comentário!
Já foram enviadas as receitas pelo e-mail.

Continue acessando o blog.

Att.

Postar um comentário