Google Analytics Alternative

Gorduras saudáveis na dieta e proteção cardiovascular.

segunda-feira, 6 de julho de 2009
Você já deve ter ouvido falar muito sobre gorduras saturadas, trans e seus prejuízos ao corpo e saúde. Até 2010 estima-se que as doenças cardiovasculares estarão sendo uma das principais causas de morte. Mudanças nos hábitos e estilo de vida, urbanização, industrialização são fatores que contribuem para aumento de todos os índices. A escolha do tipo de gordura que está sendo consumida é fator essencial, igualmente ou superior, em nível de importância, do que as quantidades.
Existem diferentes fontes de gorduras distribuídas entre os alimentos, saturadas, insaturadas e gorduras trans. As gorduras saturadas consumidas em excesso são prejudiciais à saúde. O consumo deve ser menor do que 7% de gordura saturada do valor calórico total e menor do que 1% de gordura trans do valor calórico total.
Gorduras trans e sauradas provocam alterações na composição, circulação sanguínea e trabalho cardíaco, seja pelo aumento de LDL colesterol e do colesterol total. O consumo de gordura trans, além aumentar o LDL colesterol, reduz o HDL colesterol o que promove proteção as paredes das artérias.
As gorduras insaturadas são divididas em poliinsaturadas e monoinsaturadas. Fontes de gorduras poliinsaturadas são os óleos vegetais, peixes, já gorduras monoinsaturadas são encontradas no azeite de oliva, nas oleagenosas, no abacate.
Limite o consumo de gorduras saturadas, alimentos de origem animal e de gorduras trans, frituras, biscoitos recheados, molhos para saladas.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário