Utilizada para adoçar cafézinho, outras bebidas e preparações, a sacarina é um dos ingredientes utilizados em adoçantes artificiais. Hoje, o uso de adoçantes artificiais não está apenas restrito aos diabéticos. Porém, antes de consumir qualquer substância que seja, devemos saber sua procedência.
Descoberta em 1879, a sacarina foi utilizada inicialmente como antiséptico e conservante, introduzida nos EUA como aditivo alimentar no ano de 1900, é absorvida com eficiência pelo trato gastrointestinal, porém de forma lenta. Após absorvida é excretada pelos rins, sem ser metabolizada.
É o edulcorante mais antigo, sendo derivado do petróleo, da naftalina, seu poder de doçura é de 300 a 400 vezes maior do que a sacarose, tendo seu uso limitado para hipertensos, renais e ascíticos que necessitam restrição de sódio.
Apresenta elevada estabilidade térmica em meio ácido, mas sabor residual metálico e amargo, por isso passou a ser associado a outros edulcorantes, a partir de 1950 com a descoberta do ciclamato.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário