Termos como açúcar refinado, branco ou de mesa são utilizados para designar a sacarose, proveniente da cana-de-açúcar e da beterraba. O açúcar refinado é o obtido a partir de açúcar cru ou bruto por meio de refino, contendo no mínimo 99% de sacarose. Já o açúcar mascavo, é o açúcar bruto, não refinado, mantendo alguns traços de micronutrientes, sendo seu teor mínimo de sacarose 90%.
Todas as formas de açúcares são igualmente calóricos, além de elevarem a glicemia, assim o consumo deve ser controlado por diabéticos, indivíduos que controlam o peso.
A sacarose hoje, é largamente utilizada como adoçante de bebidas e alimentos devido às suas características de sabor, maior aceitabilidade, disponibilidade e menor custo. Entretanto, uma série de fatores negativos são associados ao consumo de açúcar, sacarose, a preocupação com a saúde e a procura por adoçantes não-calóricos, utilizados em substituição à sacarose aumentam a cada dia, seja por aqueles que buscam redução ou controle do peso corporal, diabéticos.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário