O objetivo deste estudo foi discutir as estratégias de marketing específicas para dois grupos distintos de consumidores, onde cada um possui maneiras diferenciadas na seleção de alimentos. Por mais de três décadas o marketing tem a idéia de que, somente fornecer a informação nutricional do alimento, ocasionaria mudanças no comportamento dos consumidores, no entanto, o presente estudo demonstra que esta estratégia só é eficaz para consumidores do gênero feminino, já que as mulheres são mais interessadas no valor calórico dos produtos e na aparência corporal, fatores que influenciam o público feminino no momento da escolha alimentar. Ao contrário disto, no gênero masculino, a estratégia da informação nutricional não modifica as escolhas alimentares, pois em vários estudos encontra-se que os homens têm menor preocupação com sua alimentação e peso, quando comparados ao grupo das mulheres. Estas diferenças entre os gêneros, na busca por alimentos saudáveis ou não, demonstram uma oportunidade às empresas fornecedoras de produtos alimentícios, para que assim encontrem alternativas de marketing nutricional distintas a cada grupo, podendo deste modo, expandir sua base de clientes e consequentemente aumentar sua lucratividade final. Além de visar, para ambos os gêneros, a importância da alimentação saudável.
LONE, A. T.; PENCE, D.; LEVI, E. A.; Marketing healthy food to the least interested consumers. J Foodservice; 20(2): 90-99, 2009.
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