Google Analytics Alternative

Efeitos do consumo de nozes sobre os lipídios sanguíneos e outros fatores de riscos cardiovasculares.

quinta-feira, 2 de julho de 2009
O consumo de nozes hoje, está associado com uma diminuição no risco de eventos de doença cardiovascular e morte. As nozes em particular têm um único perfil, são ricas em ácidos graxos poliinsaturados, que podem melhorar os lipídios do sangue e outros fatores de risco cardiovascular. O objetivo foi conduzir uma revisão literária e uma meta-análise para combinar os resultados de vários testes e estimar o efeito das nozes sobre os lipídios do sangue. Dados da literatura foram pesquisados em testes publicados que compararam uma dieta especificamente rica em nozes com uma dieta controle. Foi conduzida uma meta-análise com efeitos aleatórios com diferenças de média de peso (WMDs). Treze estudos representando 365 participantes foram incluídos na análise. Dietas nas últimas 4-24 semanas com nozes forneceram 10-24% do total de calorias. Quando comparadas com dietas controles, dietas suplementadas com nozes resultaram em uma diminuição significantemente maior no colesterol total e nas concentrações de LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides não foram significantemente afetados por dietas ricas em nozes mais que com as dietas controles.
Outros resultados relatados nos testes indicaram que as nozes forneceram significantes benefícios para a capacidade antioxidante e certos marcadores inflamatórios e não tiveram efeitos adversos sobre o peso sanguíneo, índice de massa corporal. Dietas enriquecidas com nozes diminuíram colesterol total e LDL-colesterol para a duração de testes em curto prazo. Testes maiores e por maior tempo são necessários para confirmar os efeitos das nozes sobre o risco cardiovascular e peso corporal.
BANEL, D.K.; HU, F.B. Effects of walnut consumption on blood lipids and other cardiovascular risk factors: a meta-analysis and systematic review. Am J Clin Nutr; 90: 56-63, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário