Encontrada naturalmente nas frutas e no mel, entre todos os glicídeos naturais, a frutose é a mais doce, podendo chegar a uma doçura 80%. Maior que a da sacarose, sua doçura é rapidamente percebida, sobretudo em alimentos de baixa temperatura, podendo ser utilizada para adoçar em menor quantidade do que a sacarose na alimentação.
Apesar de índice glicêmico cinco vezes menor que a glicose, apresenta o mesmo valor calórico que o açúcar, fornecendo 4 calorias por grama. Indivíduos diabéticos podem consumir a frutose, com moderação. O consumo moderado não provoca alterações bruscas na glicemia. E mais, conforme pesquisas, o consumo excessivo está relacionado com a elevação dos níveis de triglicerídeos no sangue.Por Greice Caroline Baggio.
Nutrição e Alimentos é dos temas mais globalmente discutidos na atualidade, tanto na mídia como na literatura científica, sob o ângulo da sua quantidade e/ou qualidade, convergindo, invariavelmente, para um ponto central, seu impacto na saúde humana.
As informações veiculadas aqui são de caráter informativo, não pretendem substituir consulta nutricional e/ou médica. Consulte um profissional da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário