Google Analytics Alternative

Obesidade entre idosos e oferta alimentar.

sexta-feira, 24 de julho de 2009
Embora a prevalência de obesidade diminui com o avançar da idade, ela ainda constitui ser uma situação comum e de grande importância entre os idosos. Com a diminuição da atividade física e do gasto energético com a idade, o acúmulo de gordura, em especial, na região abdominal, é favorecido, além de redução na massa muscular.
O peso corporal e o índice de massa corpórea, muitas vezes, são indicadores inadequados nesta faixa etária. Já, que o principal no tratamento nutricional é a redução da gordura intra-abdominal e a preservação do tecido muscular. As inflamações crônicas e as alterações endócrinas contribuem para as mudanças no metabolismo e na composição corporal que aparecem com a idade.
Alterações na composição corporal se não corrigidas podem trazer prejuízos às funções orgânicas e contribuir para o desenvolvimento de complicações da obesidade, como diabetes e doenças vasculares. A qualidade na oferta alimentar é a chave para qualidade de vida em qualquer faixa etária, entre os idosos, merece atenção especial.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário