Google Analytics Alternative

Intestino: centro da nutrição.

domingo, 12 de julho de 2009
Quando ingerimos alimentos ou bebidas é iniciado o processo digestivo por meio da mastigação e salivação, o que foi consumido passa pelo estômago onde acontece a etapa principal de quebra do alimento até suas partes menores, chegando ao intestino delgado para selecionar o que será assimilado, indo para a corrente sanguínea, ou é eliminado, continuando seu destino ao intestino grosso.
O intestino grosso ou cólon promove a eliminação das fezes, reabsorve parte da água e alguns nutrientes, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, cerca de 80% do potencial imunológico encontra-se nesta etapa do sistema digestivo. Nele encontram-se a flora microbiana intestinal, hospedando bactérias como lactobacilos acidophilus, bifidobacterias que sintetizam vitaminas, como a vitamina K, destruindo microorganismos e bactérias patogênicas, que causam doenças e protegendo a integridade dos tecidos.
Ao longo deste caminho, o corpo deve ser nutrido com todas as substâncias, macro e micronutrientes de que necessita, e os resíduos de todo o processo de digestão devem ser excretados no menor tempo possível.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário