A produção de ATP, energia ao nosso organismo (adenosina trifosfato) se dá através das vias metabólicas celulares, pela combinação dos sistemas creatina fosfato, glicólise e oxidativo. O consumo dos macronutrientes, pelo processo de digestão e absorção, fornece a energia necessária para atividades em repouso e à prática de exercícios.
Os lipídios e carboidratos entram com a maior parcela de contribuição à energia disponível ao corpo, já as proteínas contribuem em menor proporção. Entre os maiores erros de dietas mal planejadas está no corte de fontes saudáveis de gorduras. Entenda que elas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
Os ácidos graxos ou gorduras contribuem como fonte energética armazenada no organismo, quase ilimitada para o metabolismo em repouso e para o exercício prolongado de intensidade leve ou moderada. Os ácidos graxos armazenados no tecido adiposo, no músculo esquelético e no plasma, dependem do transporte pela corrente sanguínea e oxidação nas mitocôndrias, de modo a serem utilizados pelo músculo esquelético.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário