Google Analytics Alternative

Por que motivo você escolhe o que comer e onde comer?

quinta-feira, 30 de julho de 2009
As pessoas escolhem o que comer, onde comer e se irão ou não comer, estimuladas por vários fatores que influenciam diretamente em seus hábitos e seu estado de saúde ou doença.
Muitos, escolhem certos alimentos ou refeições por hábito, por exemplo, a quem não abre mão do café com leite e pão com manteiga na primeira refeição do dia, para outros, o sabor é quem determina o que a pessoa irá comer.
Lugares distintos possuem seus alimentos ou preparações típicas da região, comer certos alimentos de costume, desde a infância, também é uma atitude muito comum, o que chamamos de herança étnica e tradição.
A refeição também é muito influenciada por eventos e interações sociais, "vou comer o que meu grupo de amigos come" ou "vou juntar os amigos para comer uma pizza" ou ainda, muitos só comem quando têm companhia de outra pessoa.
Comer esperando um conforto emocional, é comum à você? Muitos, quando estão emocionalmente abalados, seja para aliviar o tédio, ansiedade ou depressão, apostam em alimentos mais calóricos, como doces, chocolates, para aliviar a tensão, como existem também aqueles que se privam dos alimentos nestas situações.
As escolhas também sofrem influência a partir de crenças religiosas, preocupações ambientais ou questões econômicas.
Atualmente, posso citar três grandes influências na escolha alimentar, na primeira, muitas pessoas dão preferência à praticidade e estão dispostas a gastar mais dinheiro em refeições rápidas, fáceis de preparar, que exija pouco esforço, o que sabemos que em termos de saúde e nutrição adequada, este é um grande problema.
Outras, fazem escolhas por alimentos e suplementos que irão beneficiar à saúde, em especial na escolha de alimentos funcionais e na exclusão de alimentos ditos como vilões. O que se forem decisões baseadas em conhecimentos e descobertas verdadeiras e sólidas, pode surtir efeitos positivos.
Um terceiro ponto importante, são as pessoas escolherem seus alimentos ligadas especificamente na aparência física, pela imagem e/ou peso corporal, o que pode carretar em riscos e danos à saúde, podendo levar à transtornos alimentares sérios, como anorexia nervosa e bulemia.
Independente da escolha alimentar, a nutrição adequada deve estar baseada na conquista e mantenção da saúde, de qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário