Google Analytics Alternative

SUCOS À SAÚDE.

sábado, 14 de maio de 2011
Sucos de fruta e vegetais são gostosos, e refrescantes, mas podem ser rejuvenescedores também.... deliciosos e saudáveis, ao mesmo tempo. E mais, sucos de frutas podem ser feitos facilmente em casa. Você pode até mesmo dobrar ou triplicar os benefícios à saúde através da combinação de diferentes frutas e vegetais.

Frutas e vegetais têm certas vitaminas e minerais, que não são estáveis ao calor ou ar. Por exemplo, a vitamina C, que se perde quando exposta ao calor ou de ar. Portanto, a melhor maneira de partilhar os benefícios da maioria das frutas e vegetais é tê-los em forma de suco, feitos e consumidos na hora...

Os efeitos benéficos de alguns sucos de vegetais e frutas
1. Suco de maçã: Não é sem razão que diz o velho ditado, "uma maçã por dia mantém o médico longe". Maçã é rica em nutrientes. É rica em vitamina B e C, e também contém potássio, magnésio e fósforo em quantidades menores. É rica em pectina - fibra solúvel. A pectina ajuda a diminuir o LDL colesterol (mau "colesterol") através da ligação com o colesterol e as gorduras antes que o corpo absorva. O suco de maçã tem um efeito calmante e relaxante, e ajuda na limpeza do sistema digestivo... é muito benéfico, durante casos de diarréia. Não só repõe os eletrólitos perdidos e os fluidos, como também ajuda a solidificar as fezes.

2. Suco de Uva: Rico em vitamina B e C, o suco de uva também contém potássio, iodo, ferro, cobre, cálcio em pequenas quantidades. É rico em antioxidantes que ajudam a combater o estresse e expulsar as toxinas do corpo. Tem propriedades anti-envelhecimento, mantendo assim a pele e os órgãos jovens. É também benéfico em condições como doenças cardíacas, alergias e gota.

3. Suco de Romã: Rico em antioxidantes, o suco de romã tem mostrado ser eficaz contra o câncer (mais especificamente de mama e próstata) e na redução do colesterol LDL (mau "colesterol"). O suco de romã tem três vezes mais antioxidantes por 100 ml de vinho tinto ou chá verde. O alto teor antioxidante, não só ajuda a prevenir o endurecimento das artérias (acúmulo de placas nas paredes das artérias, conhecido como aterosclerose), mas também pode reverter a progressão da doença. Um estudo publicado na revista Neurobiology of Disease também mostrou que o suco de romã pode prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer.

4. Suco de limão: São ricos em vitamina C e antioxidantes, ajudam a melhorar a imunidade do corpo. É também benéfico na perda de peso e desintoxicação do corpo.

5. Suco de cenoura: Rica em betacaroteno, o suco de cenoura também contém várias vitaminas e minerais, tais como as vitaminas B, C e K, potássio, cálcio, fósforo, zinco,, manganês, ferro, cobre e muitos outros minerais. Betacaroteno é um excelente antioxidante e tem propriedades anti-cancerígenas, age no anti-envelhecimento, e tem propriedades anti-inflamatórias. O suco de cenoura ajuda a diminuir o colesterol LDL ("mau" colesterol) e fortalece os vasos sanguíneos. Tomar suco de cenoura durante a gravidez é muito benéfico, pois ajuda no desenvolvimento fetal.

6. Suco de beterraba: Contém vitaminas B e C, potássio, manganês e ferro. Age contra o stress, assim como ajuda na perda de peso e insônia. A combinação do suco de cenoura e beterraba é uma boa bebida para reduzir os sintomas da menopausa.

7. Suco de tomate: Suco de tomate é um estimulador do apetite e ajuda a aumentar o metabolismo e melhorar a taxa de digestão, tornando-o muito útil para perda de peso. É também uma grande fonte de licopeno, um pigmento vegetal que tem sido extensivamente estudado por suas propriedades antioxidantes e prevenção de câncer, e dá ao tomate sua cor vermelha. Um copo de suco de tomate todos os dias pode ajudar a reduzir os níveis de estresse.

8. Suco de Cranberry: Cranberry contêm fitoquímicos que podem ajudar na prevenção de muitas doenças, como problemas cardíacos e câncer. É um bom remédio para infecção urinária. No entanto, o suco de cranberry deve ser evitado por quem tem pedras nos rins, pois é rico em oxalatos.

9. Suco de kiwi: É rico em vitamina C, ferro, potássio e fósforo. Ele ajuda na digestão e pode ser útil em condições como a anorexia (diminuição da sensação de apetite) e anemia.

Quando estamos tão ocupados correndo ao "pão, manteiga e queijo," não vamos nos esquecer de incluir o "elixir da vida", de frutas e legumes na nossa rotina diária. Encontre algum tempo para tomar pelo menos dois copos de suco durante o dia. O ideal é começar o dia com uma suco de fruta, vegetais.

Fonte: Texto traduzido em life mojo, Beneficial Effects of Fruit and Vegetable Juices, MAY, 2011.
2 Receitas, por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário