Google Analytics Alternative

EPIGENINA ENCONTRADA NA SALSA CONTRA TUMORES.

quarta-feira, 11 de maio de 2011
Conforme estudos, a apigenina tem propriedades
inibidoras do crescimento dos tumores de vários tipos de câncer.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Missouri descobriu que um composto econtrado na salsa e outros alimentos vegetais, pode interrromper  que certas células tumorais do câncer de mama se multipliquem e cresçam.

O estudo teve publicação na Cancer Prevention Research. No estudo, os ratos com um determinado tipo de câncer de mama foram expostos a apigenina, um composto comum encontrado no salsa. Os ratos que foram expostos a apigenina desenvolveram tumores menos experientes e atrasos significativos na formação do tumor em comparação aqueles que não foram expostos.

No entanto a apigenina não é absorvida de forma eficiente pela corrente sanguínea, assim os cientistas não tem certeza das quantidades ideais.

Fonte: B. Mafuvadze, I. Benakanakere, F. Lopez, C. L. Besch-Williford, M. Ellersieck, S. M. Hyder. Apigenin prevents development of medroxyprogesterone acetate-accelerated 7,12-dimethylbenz(a)anthracene-induced mammary tumors in Sprague-Dawley rats. Cancer Prevention Research, 2011.

Resistência à quimioterapia
A principal causa de morte entre todos os pacientes com câncer continua sendo a resistência das células tumorais à quimioterapia, uma forma de tratamento na qual compostos químicos são utilizados para matar as células do câncer.

Um estudo feito por bioquímicos da Universidade de Riverside, nos Estados Unidos, descobriu que a ingestão de apigenina - um composto que ocorre naturalmente em frutas e vegetais - aumenta a resposta das células cancerosas à quimioterapia.

Resposta à quimioterapia
A pesquisadora Xuan Liu e sua colaboradora Xin Cai descobriram que a apigenina insere o supressor p53, uma proteína, no núcleo da célula - um passo necessário para matar as células pela ação da quimioterapia.
O estudo, publicado antecipadamente na Proceedings of the National Academy of Sciences, representa uma nova abordagem para quebrar a resistência dos tumores à quimioterapia, e sugere um amplo campo novo de pesquisas para o desenvolvimento de quimioterápicos mais seguros por meio da utilização de compostos químicos naturais.

Seqüestração citoplásmica
Normalmente, as células têm baixos níveis de p53 difundidas em seu citoplasma e em seu núcleo. Quando o DNA no núcleo é danificado, a p53 dirige-se para lá onde ela ativa genes que interrompem o crescimento da célula e causam sua morte. Desta forma, a p53 garante que as células com DNAs danificados sempre morrerão.

Em muitos cânceres, a p53 é desativada por um processo chamado seqüestração citoplásmica. A apigenina é capaz de reativar a p53 e transportá-lo para o núcleo, onde ela pode cumprir sua tarefa de parar o crescimento celular e causar a morte da célula

Apigenina em frutas, vegetais e castanhas
"Na quimioterapia, você quer matar as células do câncer," explica Cai. "Mas para parar o crescimento da célula e matá-la, primeiro a p53 precisa ser levada para o núcleo para que ela possa funcionar. A apigenina é muito eficaz em posicionar a p53 dessa forma."

A apigenina é encontrada principalmente em frutas (maçãs, morangos e laranjas), vegetais (incluindo salsa, alcachofra, basílico e aipo), castanhas e bebidas derivadas de plantas (incluindo chá e vinho).

Já foi demonstrado pelos pesquisadores que a apigenina tem propriedades inibidoras do crescimento dos tumores de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, cólon, pele, tireóide e leucemia. Também foi demonstrado que ela inibe a proliferação das células do câncer do pâncreas.

"Nosso estudo defende a inclusão e frutas e vegetais em nossa dieta diária para ajudar a prevenir o câncer," disse Liu.

Fonte: Diário da saúde, Comer frutas e vegetais melhora resposta à quimioterapia, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário