Google Analytics Alternative

DICAS PARA VOCÊ COZINHAR DE FORMA MAIS SAUDÁVEL.

quarta-feira, 25 de maio de 2011
Cheiro, sabor e gosto não são os objetivos finais da cozinha!
Cozinhar é uma arte e um bom cozinheiro
é aquele que equilibra o sabor com saúde!


O conceito de cozinha mais "enxuta", refeições leves, parece ter desaparecido por trás de um cheiro atrativo. Mas ninguém pode negar a importância de preparações mais magras e  mais saudáveis. Aqui estão algumas dicas de como você você pode cozinhar refeições mais simples e mais leves:

1. Use uma colher de chá para derramar óleo: nunca coloque óleo diretamente, sempre use uma colher de chá, ou o melhor modo será o uso de sprays de óleo. O óleo deve ser usado em uma proporção, meia colher de chá em uma preparação por pessoa. Isso vai ajudar no cozimento de alimentos com a quantidade mínima de óleo, e você será capaz de monitorar o consumo de toda a família.

2. Aumente o conteúdo de fibra das receitas: Aumentar o teor de fibras de seus pratos, adicionando, por exemplo fibra de trigo, linhaça, e optando por produtos  que contêm fibras ao invés de refinado. Por exemplo, escolher um pão de trigo integral, em vez de habituais pães de farinha refinada, use macarrão de trigo integral e macarrão, em vez de os feitos de farinha refinada (moida).

3. Sirva suas saladas com estilo: Só o corte fatias ou cubos de vegetais crus fará sua família se sentir entediado de comer saladas. Portanto, tente usar uma variedade de receitas para tornar suas saladas mais interessante. Use uma variedade de vegetais, brotos e, por vezes, alguns frutos da época.

4. Use métodos alternativos de cozimento: grelhar, assar, e refogar são melhores métodos de cozimento e requerem pouca quantidade de óleo.

5. Escolha o seu menu com sabedoria: Certifique-se de incluir todos os grupos de alimentos todos os dias para incorporar todas as variedades de nutrientes na sua dieta. Escolha vegetais que são brilhantes em cores como vermelho, amarelo e verde! Essas frutas e vegetais são ricos em antioxidante, portanto, protegem sua família contra o estresse, infecções e outros problemas de saúde.

6. Utilize leite e iogurte: Utilize leite e iogurte para molhos, ajudará no aumento da proteína das suas refeições.

7. Use uma variedade de especiarias: Temperos são ricos em micronutrientes, e eles também dão sabor e bom gosto para suas refeições. As especiarias têm propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas e anti-séptica.

Cheiro, sabor e gosto não são os objetivos finais da cozinha! Cozinhar é uma arte e um bom cozinheiro é aquele que equilibra o sabor com saúde!

Fonte: Parte do texto traduzido em life mojo, 11 Tips to Cook Lighter, Leaner Meals, MAY, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário