Uma série de estudos têm observado que pessoas que dormem cinco horas ou menos, são mais propensas ao ganho de peso e doenças relacionadas. |
Resultados com publicação no American Journal of Clinical Nutrition relacionam o que estudos anteriores já haviam revelado: a privação do sono prediz ao ganho de peso. O sono interrompido atrapalha os níveis de hormônios do estresse e relacionadas com a fome.
As conclusões vieram do estudo com 14 jovens estudantes através de uma série de condições de sono - como sono reduzido, sem dormir e sono normal, durante vários dias, em seguida, medindo-se as alterações no consumo de alimentos, níveis de açúcar no sangue, os níveis hormonais e indicadores da taxa metabólica.
Eles descobriram que mesmo uma única noite de sono perdida torna o metabolismo lento na manhã seguinte, reduzindo o gasto energético para tarefas como a respiração e digestão por 5% a 20%. Os jovens também tiveram níveis mais altos de açúcar no sangue pela manhã, bem como de hormônios como a grelina, e os hormônios do estresse como o cortisol, após a interrupção do sono. Ainda assim, a perda de sono não aumentar a quantidade de alimentos consumidos pelos homens durante o dia.
Uma série de estudos têm observado que pessoas que dormem cinco horas ou menos, são mais propensas ao ganho de peso e doenças relacionadas, como diabetes tipo 2.
Fonte: msnbc, Lack of sleep can slow your metabolism, MAY, 2011.
0 comentários:
Postar um comentário