Google Analytics Alternative

COMPOSTOS ATIVOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS.

terça-feira, 10 de maio de 2011
Veja alguns exemplos de alimentos e suas propriedades ao organismo.
Os alimentos funcionais além de nutrir, produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, desenvolvimento, manutenção do organismo, trazendo beneficíos à saúde.

Saúde do corpo depende, em grande parte, como eficientemente os nutrientes possam ser absorvidos e utilizados a nível celular, bem como a eficácia que toxinas e resíduos podem ser removidos. Os alimentos funcionais além de nutrir podem trazer benefícios adicionais à saúde e estão associados à redução ao risco de doenças. Alguns exemplos, o betacaroteno, atua como antioxidante, estudos comprovam que o consumo pode diminuir o risco de câncer. Na tabela acinma podemos destacar os flavonóides, que possuem efeito antioxidante, diminuindo o risco de câncer e atuando como antiinflamatório, podemos encontrar no suco natural de uva, no vinho tinto, amora, chá verde.

Os probióticos que são microorganismos, como Bifidobactérias e Lactobacilos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal, controle da constipação, impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos, que causam doenças, se proliferem no intestino, encontramos em alimentos como leite fermentado e iogurte. Os alimentos prebióticos e probióticos, por exemplo, auxiliam na produção de vitaminas, na biodisponibilidade de minerais, na produção de enzimas digestivas, na estimulação do sistema imunológico, na redução nos níveis de colesterol, na melhora da motilidade intestinal, auxiliando no bom funcionamento do intestino, influenciando na colonização de bactérias que são benéficas ao organismo.


Outros exemplos, temos o betacaroteno que se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento, encontrado em alimentos como abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.  O ômega 3, que atua na prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças inflamatórias, encontramos em peixes de água fria, como salmão, sardinha, óleo de peixes, óleos vegetais.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário