Google Analytics Alternative

LEITE DE CABRA COMO ALIMENTO FUNCIONAL.

quinta-feira, 19 de maio de 2011
O leite de cabra pode ser considerado alimento funcional,
 e seu consumo regular favorece especialmente
aqueles com alergia ou intolerância ao leite de vaca.
Pesquisadores da Universidade de Granada revelaram que o leite de cabra tem características nutricionais benéficas à saúde. O leite de cabra pode ser considerado alimento funcional, e seu consumo regular favorece especialmente aqueles com alergia ou intolerância ao leite de vaca, má absorção, níveis elevados de colesterol, anemia, osteoporose ou tratamentos prolongados com suplementos de ferro.

O leite de cabra contém menos caseína alfa-1, como leite humano, que é responsável pela maioria das alergias ao leite de vaca, sendo em alguns países ele é usado no desenvolvimento da fórmulas infantis no lugar do leite de vaca.
Além disso, outro aspecto benéfico do leite de cabra é que ele contém uma quantidade significativa de oligossacarídeos, que atingem o intestino grosso e agem como prebióticos, ou seja, ajudar a desenvolver a flora probiótica que compete com a flora bacteriana patogênica.
Menos lactose
O leite de cabra contém uma proporção menor de lactose do leite de vaca de cerca de 1% a menos e, de fácil digestão, podendo ser consumidos por intolerantes à lactose.
A diferença também está no perfil de seus ácidos graxos. O leite de cabra contém mais ácidos graxos essenciais (linoléico e araquidônico) do leite de vaca. Da mesma forma, o leite de cabra tem 30-35% de ácidos graxos de cadeia média (C6-C14) do MCT, enquanto o leite de vaca tem apenas 15-20%. Esses ácidos graxos são uma fonte rápida de energia e não são armazenadas como gordura corporal. Além disso, a gordura do leite de cabra reduz o total de colesterol e mantém os níveis adequados níveis de triglicérides e transaminases (TGO e TGP).
Quanto à sua composição mineral, os pesquisadores apontam que o leite de cabra é rico em cálcio e fósforo é altamente biodisponível e favorece a sua deposição na matriz orgânica do osso, bem como também tem mais zinco e selênio, micronutrientes essenciais, contribuindo para a defesa antioxidante e de prevenção de doenças neurodegenerativas.

Fonte: Medical news today, Scientific Study Proves That Goat Milk Can Be Considered As Functional Food, MAY, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário