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GERGELIM NO SEU CARDÁPIO.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Contém ácidos graxos monoinsaturados, ômega 9 e
ácidos graxos poliinsaturados como ômega 3 e ômega 6.


O valor nutricional
Alimento que fornece nutrientes importantes, o gergelim (Sesamun indicum L) contêm nutrientes importantes, rico em ácidos graxos insaturados e proteínas, cálcio, além de fibras, vitaminas do Complexo B como B1, B3, B6, vitamina E e minerais como ferro, fósforo, cobre, selênio, magnésio, manganês. Em 100 gramas de gergelim temos 584 de kcal, com 21,6 gramas de carboidratos, 21,2 gramas de proteínas, 50,4 gramas de gorduras totais e 11,9 gramas de fibras. Apresenta qualidade favorável em proteínas, com boa biodisponibilidade ao organismo, embora possua baixo teor de lisina e ser rico em aminoácidos sulfurados. Contém ácidos graxos monoinsaturados, ômega 9 e ácidos graxos poliinsaturados como ômega 3 e ômega 6.

 
Os benefícios de saúde de sementes de gergelim (lifemojo
1. Promove a saúde cardiovascular: ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável, pois é rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados, o tipo necessário de gordura. Sementes de gergelim são também ricas em fitoesteróis (também conhecidos como esteróis vegetais) o que ajudam na redução do LDL. Vários estudos têm indicado que até dois gramas de fitosteróis por dia pode diminuir o nível de colesterol LDL em 10%. 100 gramas de sementes de gergelim contêm cerca de 400 mg de teor de fitoesterol total.

2. Diminui a Pressão sanguínea: sementes de gergelim contêm sesamina e sesamolin, substâncias consideradas importantes para evitar a pressão arterial e proteger o fígado contra danos. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Annamalai, Tamil Nadu, com 195 homens e 133 mulheres com pressão arterial elevada verificou que 60 dias após a mudança para óleo de gergelim, a pressão dos pacientes caiu para a faixa normal. Segundo os pesquisadores, a redução da pressão arterial pode ser devido à presença de ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E.

3. Propriedades Anti-Câncer: as sementes são uma das mais ricas fontes de lignanas, incluindo sesamina, que são fitoestrógenos, possuindo propriedades antioxidantes, anti-câncer.

4. Auxilia na digestão: as sementes de gergelim ajudam na digestão, estimulam a circulação sanguínea e promove benefícios ao sistema nervoso. A fibra alimentar nas sementes de gergelim ajudam a manter o nível de glicose no sangue, promovem à saúde digestiva, e impedem a constipação.

5. Proporciona alívio para mulheres na menopausa: O consumo de sementes de gergelim, dá um alívio para mulheres na menopausa, pois ajuda na redução dos sintomas como fogachos, insônia e irritabilidade.

Um pouco de cautela (life mojo)

* Sementes de gergelim podem produzir uma reação alérgica em pessoas sensíveis.

* As cascas dessas sementes contêm oxalatos sob a forma de oxalato de cálcio. Então, elas devem ser consumidas em quantidades moderadas, especialmente se você estiver em uma dieta de restrição de oxalato.

* O consumo diário de sementes de gergelim ajuda no ganho de peso por causa de seu elevado teor calórico.

Então você pode ser acresentá-las em saladas, pães integrais, biscoitos integrais, sucos, shakes, sopas... estudos de intervenção dietética com a farinha desengordurada do gergelim têm demonstrado que a ingestão de grãos protege contra o aparecimento do Diabetes Mellitus, melhorando também o controle glicêmico em pacientes diabéticos hipertensos, podendo ser uma alternativa em opção dentro de um plano alimentar no tratamento da doença.

Fonte: Parte das orientações traduzidas em life mojo, Health Benefits of Sesame Seeds, may, 2011.
Por Greice Caroline Baggio.

1 comentários:

{ Roberto } at: 26 de novembro de 2017 20:21 disse...

As sementes inteiras são quebradas pelo sistema digestivo humano?

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