Google Analytics Alternative

COLESTEROL: MOCINHO OU VILÃO? SERÁ MESMO A CAUSA DE AVC?

quinta-feira, 26 de maio de 2011
O Equilíbrio Nutricional, adequando
carbodratos, proteínas e lipídeos de qualidade
 é a chave ao controle do colesterol.
COLESTEROL: MOCINHO OU VILÃO?
É frequente ver doentes assustados com os valores do seu colesterol, especialmente quando estão a tomar estatinas (sinvastatina, crestor, zarator, etc.) e o malandro teima em não baixar. Segundo a "voz corrente" estamos em perigo iminente de um ataque cardíaco, e há que fazer baixar o colesterol a bem ou a mal.

Como já referi várias vezes, o colesterol é um precioso constituinte do nosso corpo, faz parte das membranas celulares, da vitamina D, e da maioria das hormonas. Sem ele não podíamos existir. Então e o ataque cardíaco? E a trombose cerebral?

Todo o nosso entendimento acerca deste assunto assenta na teoria lipídica em que o colesterol foi associado à doença cardiovascular e à obesidade. Mas o grande estudo que teima em comandar toda a nossa nutrição moderna está profundamente falseado, e portanto errado.

Mas voltemos ao colesterol!
O colesterol total reflete a soma de todos os tipos de colesterol; bons, maus e assim-assim. Desta forma nada nos diz. Pode estar muito alto e as fracções más estarem baixas, o que é bom. Pode estar muito baixo e as fracções más estarem altas, o que é muito mau. Basicamente há dois tipos de colesterol: o HDL ou bom colesterol - que retira o colesterol dos tecidos, nomeadamente das artérias, e o devolve ao figado impedindo assim a possivel formação de placa aterosclerótica - e o LDL que é levado do fígado aos tecidos, nomeadamente às arterias.

Mas neste tipo de colesterol apenas é perigoso o padrão B em que as partículas são pequenas e densas. Estas é que são aterogénicas. Ora é precisamente sobre estas que as estatinas não actuam. Irónico, não é? Nestas actuam os derivados da niacina ou vitamina B3.

Então o que fazer? Em primeiro lugar, é preciso sabermos como se formam estas partículas maléficas. Elas são derivadas do metabolismo do açúcar (pão, massa, batata, etc.) mais propriamente do açúcar de mesa ou sacarose, e particularmente da frutose (refrigerantes, sumos de fruta natural, etc.). Então agora já ficamos a saber o que fazer. A escolha é de cada um de nós, bem como a respectiva saúde. E então o colesterol HDL, o tal que é bom? Este pode aparecer sob a forma de duas fracções, uma boa e outra mais ou menos. É assim como se numa esquadra de polícia tivéssemos muitos agentes, mas uma parte fosse corrupta. Quantidade não é qualidade.

Em suma, e para deixarem de ficar assustados, calcule o quociente entre os triglicéridos e o HDL. Se for cerca de 1, agradeça aos Deuses. Se estiver compreendido entre 1 e 2, agradeça aos Anjos. Se for maior do que 3, não culpe o Diabo, culpe-se a si mesma...

O COLESTEROL ELEVADO NÃO É CAUSA DE AVC, MAS OS HIDRATOS DE CARBONO TALVEZ
Você estará provavelmente familiarizada com a ideia de que o colesterol elevado é causa de doença cardiovascular. A teoria é que altos níveis de colesterol causam depósitos no interior das artérias e à volta do coração. Se uma ou mais artérias ficarem bloqueadas completamente, o coração sofrerá um enfarte. O estreitamento arterial também pode ocorrer nas artérias que levam sangue ao cérebro. O entupimento destes vasos causa um AVC. Actualmente, há muito pouca evidência sobre a relação entre os níveis de colesterol e o risco de doença cardiovascular. Um estudo publicado recentemente nos Anais de Neurologia, avaliou 14000 pessoas durante cerca de 30 anos. Foi avaliada a relação entre colesterol e AVC e os resultados mostraram que:

•Não há qualquer relação nas mulheres
•Não há risco para os homens a menos que o colesterol total seja maior do que 350 mg/dl

Por outras palavras, houve pouca relação entre colesterol e AVC. O estudo também analisou a relação entre os triglicerideos e o AVC. O resultado foi que quanto mais alto os seu níveis maior era o risco de AVC. Então de onde provêm os TG? São produzidos no fígado a partir dos hidratos de carbono (HC), especialmente dos HC de elevado índice glicémico como o açúcar, o pão, as batatas, etc.

É sabido que as pessoas são estimuladas a ajustar a sua alimentação para pouca gordura e maior consumo de hidratos de carbono

Fonte: colesterol: COLESTEROL: ANJO OU DEMÓNIO?, colesterol e AVC, O COLESTEROL ELEVADO NÃO É CAUSA DE AVC – MAS OS HIDRATOS DE CARBONO TALVEZ. Texto de Dr. Luiz Romariz.

0 comentários:

Postar um comentário