Google Analytics Alternative

AVC entre mulheres jovens.

domingo, 25 de abril de 2010
A publicação realizada pela revista Época (O derrame das mulheres jovens, 23/04/10) serve como um grande alerta às mulheres. Nos últimos cinco anos 32 mil mulheres de 20 a 44 anos foram internadas na rede SUS por causa do AVC, isso sem contar as internações ocorridas na rede privada. Entre os homens na mesma faixa etária as internações foram 28 mil.
Ocorrências devido a exposição cada vez mais acentuada a fatores de risco como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade entre ambos os sexos. Entretando, alguns fatores de risco para o AVC se limitam apenas as mulheres:
- Uso de pílula anticocepcional: os hormônios aumentam a capacidade de coagulação sanguínea. Os risco de trombose são aumentados e consequentemente do AVC entre mulheres que fazem o uso da pílula ou faz reposição hormonal.
Ainda, a combinação entre mulheres qe fumam e utilizam a pílula anticoncepcional o risco de AVC está aumentado em oito vezes. A nicotina enrijece as células que irrigam o cérebro, fumar aumenta o risco de formação de coágulos.
- Gordura abdominal: gordura acumulada na cintura eleva os riscos de diabetes, hipertensão e colesterol elevado, fatores de risco para o AVC.
- Enxaqueca: três vezes mais comuns em mulheres, quando associada a dormência e sintomas visuais, a enxaqueca torna-se um fator de risco ao AVC.
- Hipertensão: fator de risco entre homens e mulheres. A redução de sal na alimentação diária reduz de forma significativa o risco de derrames.
Publicação em Revista Época, leia na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário