Google Analytics Alternative

Vitamina K (fitoquinonas...)

quarta-feira, 7 de abril de 2010
Sabemos que entre os alimentos há vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, perguntas são comuns: Quais são elas? Será que estou incluindo na dieta as fontes alimentares que necessito diariamente das vitaminas existentes?
A vitamina k encontra-se no grupo de micronutrientes lipossolúveis ou solúveis em gordura. É absorvida no intestino delgado juntamente as gorduras, sendo transportada por lipoproteínas e armazenada no fígado, as formas naturalmente encontradas de vitamina K são essenciais a síntese de proteínas específicas que auxliam na coagulação sanguínea, sendo necessária também a síntese de uma proteína essencial a formação óssea, juntamente a vitamina D.
Idosos que consomem doses adequadas de vitamina K podem reduzir o risco de fratura de quadril, particularmente entre mulheres.
Assim como outras vitaminas lipossolúveis, vale lembrar de que a absorção de vitamina K depende de uma quantidade de lipídeos na dieta, sendo ela destruída pelo cozimento é também sensível a luz.
Cerca de metade das necessidades diárias podem ser obtidas pela dieta e a outra metade pela síntese de bactérias no intestino.
Em quais alimentos podemos encontrar a vitamina? Está distribuída entre os vegetais, nos vegetais verdes escuros, como brocólis, couve, além do repolho, couve-flor, alface, já as quantidades em latícineos, ovos são variadas, entre a fonte de origem animal mais rica está o fígado.
Doses tóxicas podem ocorrer ao ingerir suplementos sintéticos, especialmente entre mulheres no período gestacional e crianças. A deficiência pode ocorrer com o uso de certos tipos de medicamentos, está ligada a hemorragia, que em casos graves pode levar a anemia. Parte das informações foram destcadas da referência abaixo.
DOUGLAS, Carlos Roberto. Fisiologia aplicada à nutrição. Ed: Guanabara Koogan, 2ª ed, 2006.

0 comentários:

Postar um comentário