Google Analytics Alternative

Alimentos altamente calóricos viciam como drogas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010
Este estudo publicado pela Nature Neuroscience realizado pelo Instituto de Pesquisa Scripps, Florida, EUA, aponta que os mecanismos que levam à indivíduos se alimentarem de forma compulsiva, com alimentos altamente calóricos são os mesmos relacionados ao vício de drogas como nicotina ou cocaína, mostrando quedas nos níveis de dopamina, igualmente como ocorre em indivíduos dependentes de drogas. O estudo foi realizado em ratos e conclui que o consumo de alimentos altamente calóricos ou uma dieta calórica, nada balanceada, restrita em alimentos saudáveis, pode levar ao vício, desencadeando respostas no cérebro semelhantes ao da dependência química.
Paul Kenny, um dos autores do estudo, conclui que a obesidade pode levar a compulsão por alimentos e que as respostas nos recepetores cerebrais de dependentes químicos são semelhantes a de indivíduos que apresentam compulsão alimentar.
Paul M Johnson; Paul J Kenny. Dopamina D2 receptors in addiction-like reward dysfunction and compulsive eating in obese rats. Nature Neuroscience, mar, 2010.

0 comentários:

Postar um comentário