Google Analytics Alternative

CRIANÇAS DEVEM SER ESTIMULADAS DESDE CEDO A COMER DE FORMA SAUDÁVEL.

sábado, 28 de novembro de 2015
Somos o que comemos, diz o ditado. Mas a nutrição infantil é ainda mais importante, pois forma quem as crianças vão ser no futuro. Para garantir uma vida forte e saudável para seus filhos, é necessário se dedicar a uma tarefa que, às vezes, é bem difícil: garantir a alimentação adequada.

Com tanta diversidade de salgadinhos, doces e guloseimas, fica cada vez mais difícil agradar ao paladar dos pequenos. Saladas, legumes, frutas e cereais costumam receber cara feia ou uma língua de fora. Quer saber como driblar esse problema e proporcionar mais saúde às crianças? Veja a seguir
Crianças devem ser estimuladas desde cedo a comer frutas e verduras. Foto: iStock, Getty Images

Nutrição infantil deve ser controlada em casa
Criar os pequenos é uma grande responsabilidade e mantê-los bem alimentados faz parte do trabalho. Por isso, cabe aos pais incentivar os filhos a adquirirem hábitos saudáveis de nutrição infantil. Mostre a eles o que faz bem e o que faz mal para a saúde, explicando, de forma lúdica, as consequências de uma má alimentação.

Exemplifique em pequenas histórias como o excesso de gordura prejudica o coração, como os doces podem provocar dor de dente, mas que eles podem comer moderadamente se, na maioria das vezes, ingerirem alimentos que fazem bem, como as frutas e as saladas.

Busque promover a nutrição infantil adequada nas refeições em família. Ofereça um cardápio variado para os pequenos, fazendo com que eles conheçam os alimentos. Para que realmente gostem ou não de determinada comida, eles precisam experimentar diversas vezes e captar bem o gosto.

Quando as crianças são incentivadas à boa alimentação, acabam levando os ensinamentos para o futuro, tornando-se jovens com menores riscos de doenças, obesidade, problemas ósseos e musculares. Além disso, melhoram a disposição e a capacidade cognitiva.
Como estimular a boa alimentação?

Apesar de a nutrição infantil ser bem conhecida teoricamente, nem sempre funciona na prática. Os pais sabem que o cardápio das crianças deve ser repleto de vegetais, alimentos orgânicos e frutas. No entanto, às vezes o próprio aspecto da comida deixa a criança sem vontade de comer.


Opções de lanches divertidos. Fotos: Shutterstock

Para isso, você pode apelar para a criatividade. A montagem dos pratos pode fazer toda a diferença na hora de preparar as refeições dos pequenos.

Veja como dar uma cara apetitosa aos alimentos saudáveis.

Sanduíche de urso
Faça uma base com pão fatiado integral, colocando queijo branco, tomate cereja, pepino, cebolinha, pimentão, cebola em rodelas e rabanete para fazer a carinha.

Ratinho de ovo
Coloque uma folha de alface sobre um prato. Em cima da folha, posicione uma fatia de pão de forma fatiado.
Forre o pão com uma fatia de queijo lanche. Corte meio ovo e ponha sobre o queijo, fazendo os olhinhos e o nariz do rato com ameixa seca.
As orelhas você faz com cenoura picada e o rabo, com salsinha.

Barquinho de batata
Use um pão de forma com requeijão e salsa picada para fazer a base onde colocará meia batataassada. Enfie em um palito uma fatia de pepino dobrada, depois a espete na batata. Coloque uma salsinha na ponta para finalizar.

Com essas receitas simples, fica mais fácil estimular a nutrição infantil, fazendo com que as crianças se divirtam enquanto fazem um lanche com alimentos saudáveis. Você garante a alegria dos pequenos e tranquiliza a consciência quanto à boa alimentação e a saúde deles.

0 comentários:

Postar um comentário