Para se ter uma boa alimentação, alguns itens são essenciais no prato. Os alimentos ricos em magnésio, por exemplo, são importantes na manutenção muscular e no funcionamento dos nervos.
Além de mantém o sistema imunológico saudável, a substância equilibra o ritmo cardíaco e auxilia na construção e na regeneração dos ossos. Cerca de 300 reações bioquímicas do corpo estão associadas ao magnésio. Veja como incluir o nutriente em sua dieta.
A castanha e a soja estão entre os alimentos que mais fornecem magnésio. Foto: iStock, Getty Images
Importância do magnésio na alimentação
A quantidade de magnésio indicada para adultos é de pelo menos 400 miligramas por dia. A deficiência do nutriente no organismo pode agravar quadros de cãibras, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e tensão pré-menstrual (TPM).
Ainda, a falta de magnésio afeta diretamente em alterações do sistema nervoso, como transtornos de ansiedade, enxaquecas, depressão, insônia, sonolência e falta de memória.
Os benefícios do consumo de alimentos ricos em magnésio estão envolvidos com o melhor desenvolvimento do sistema locomotor e o estímulo à fabricação e ao reparo de tendões, cartilagens, ligamentos e tecidos. Por atuar diretamente no sistema nervoso central, o mineral melhora a concentração do indivíduo e reduz a ansiedade.
12 alimentos ricos em magnésio
Não pense que é difícil encontrar o magnésio nos alimentos. Ele está presente em frutas, grãos,sementes e legumes. Seu almoço pode estar cheio do nutriente sem ao menos você perceber.
Confira 12 alimentos ricos em magnésio e o quanto da substância eles proporcionam em uma quantidade de 100 gramas. Os números estão de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
- Uva: A fruta oferece 5 miligramas do nutriente e pode ser consumida em forma de suco, in natura, em vinho e em geleias.
- Leite: Além de fornecer grandes quantidades de cálcio, meia xícara de chá de leite garante 11 miligramas de magnésio.
- Banana: Uma banana média fornece 27 miligramas de magnésio, além de potássio, vitamina C e fibras.
- Milho: Uma xícara de milho verde tradicional fornece quase metade da quantidade diária recomendada de magnésio, cerca de 130 miligramas.
- Granola: Adicionar cerca de 100 gramas de granola ao iogurte e às frutas, por exemplo, garante 97 miligramas do nutriente na alimentação.
- Castanha: A castanha é considerada como a principal e maior fonte de magnésio entre os alimentos. Apenas 100 gramas da semente rendem quase 380 miligramas do mineral ao organismo. Além disso, é rica em vitaminas e antioxidantes, ajudando no emagrecimento e na queima de gordura.
Foto: Shutterstock
- Soja: Depois da castanha, a soja é um dos alimentos ricos em magnésio que mais fornecem quantidades da substância. Em 100 gramas, você consome 280 miligramas de magnésio.
- Aveia: Além de promover saciedade e manter o intestino em ordem, 100 gramas de aveia garantem cerca de 119 miligramas de magnésio.
- Amendoim: Bastante saboroso e aliado do controle do colesterol, o amendoim fornece cerca de 168 miligramas do nutriente.
- Grão-de-bico: Pode ser adicionado na refeição principalmente junto com as saladas. 100 gramas de grão-de-bico proporcionam 48 miligramas de magnésio.
- Peixes: O salmão, por exemplo, é rico em vitamina D, ômega 3 e vitamina B12. Ele oferece 27 miligramas de magnésio.
- Espinafre: Rico em fibra dietética, que auxilia na digestão, o espinafre previne a constipação e ajuda a manter baixo o nível de açúcar no sangue. Cerca de 100 gramas do alimento fornecem 79 miligramas de magnésio.
Fonte: Vivo mais saudável.
0 comentários:
Postar um comentário