Com a evolução da ciência e tecnologia de alimentos e outras áreas afins tem se constatado cientificamente que a saúde pode ser controlada pela alimentação e que o baixo ou excessivo consumo de alimentos estão relacionados a manifestações de algumas patologias (GARCIA, 2004).
Assim, muitas das doenças crônicas, como o Diabetes e a hipertensão podem ser prevenidas com o consumo diário de alimentos funcionais, ou mesmo, aos que já apresentam a doença, podem reduzir danos consequentes, como a prevenção de doenças cardiovasculares, ou ainda prevenir contra degenerações das artérias causadas pela hiperglicemia (GAMARANO; FRAIGE FILHO, 2004).
Sabe-se hoje da importância dos alimentos funcionais na saúde das pessoas, porém fazem-se necessários estudos quanto ao consumo desses alimentos, analisando o consumo dos mesmos para que estes alimentos desempenhem os seus benefícios a saúde. É importante levar informações à população acerca das propriedades benéficas desses alimentos, por meio também da mídia mais acessível a todos.
GARCIA, A. P. M. Alimentos funcionais:
contribuindo para a saúde e prevenindo doenças.
Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo:
Ponto Crítico, n. 19, jun./set. 2004.
GAMARANO, L.; FRAIGE FILHO, F. Alimentos
Funcionais no tratamento do Diabetes Mellitus.
Qualidade em Alimentação: Nutrição. São Paulo:
Ponto Crítico, n. 19, p. 20-21, jun./set. 2004. ISBN
1519771-9.
Fonte: BASHO, Sirley Massako ; BIN, Márcia Crestani. Propriedades dos alimentos funcionais e seu papel na prevenção e controle da hipertensão e diabetes. Interbio v.4 n.1 2010.
0 comentários:
Postar um comentário