Google Analytics Alternative

Circunferência da cintura e maior risco de morte, conforme estudo

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tens medido suas circunferências?

 O risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, níveis altos de colesterol e inflamação estão associados com o aumento da circunferência da cintura.

Segundo este novo estudo, pode ainda estar ligada a morte prematura, mesmo sem que haja sobrepeso ou obesidade.

Pesquisadores do Epidemiology Research Program of the American Cancer Society, em Atlanta, analisaram dados entre de 48.500 homens e 56.343 mulheres com 50 anos ou mais, em 9 países europeus. Em 1997, foi fornecido o peso e a circunferência da cintura. Os participantes do estudo foram seguidos até 2006, cerca de 9.315 homens e 5.332 mulheres haviam morrido até o ano.

O aumento da circunferência da cintura cerca de 120 centímetros para homens e 100 centímetros para mulheres foi associado com o dobro do risco de morte em comparação com os homens com cinturas medindo menos de 80 centímetros e menor a 65 centímetros para mulheres. Cada 5 cm de aumento na circunferência da cintura representa um risco de mortalidade acrescido em 17% nos homens e 13% nas mulheres. O estudo teve publicação no Archives of Internal Medicine.

Não é apenas a quantidade de gordura corporal que torna-se relevante como também como é distribuída. Armazenar excesso de gordura intra-abdominal, ao redor da cintura, representa um significativo risco para a saúde, uma vez que envolve os órgãos internos. O tecido adiposo nesta área produz hormônios e compostos metabolicamente ativos que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas e cânceres.

Tens medido suas circunferências?

0 comentários:

Postar um comentário