Google Analytics Alternative

Antioxidantes polifenóis inibem a absorção de ferro?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sabemos que os nutrientes competem entre si.
 Artigo publicado no Journal of Nutrition mostra que os polifenóis podem diminuir a absorção de ferro.

Os polifenóis, que encontramos em frutos e verduras, são antioxidantes que proporcionam muitos efeitos benéficos à saúde, tais como impedir certos tipos de câncer, reduzir o risco de doença cardíaca, entretanto, pouco se havia pensado sobre a existência ou não de polifenóis afetar a absorção de nutrientes.

Cientistas descobriram que consumir certos polifenóis diminuiu a absorção de ferro pelo organismo, o que pode aumentar o risco de desenvolver certo grau de deficiência de ferro.

Os pesquisadores estudaram os efeitos da ingestão de semente de uva e extrato de epigalocatequina-3-galato (EGCG) encontrado no chá verde. Eles usaram as células do intestino, onde ocorre a absorção de ferro, para avaliar o efeito de polifenóis e descobriram que os polifenóis ligam-se ao ferro nas células intestinais.
O complexo ferro-polifenóis não entram na corrente sanguínea e são eliminados. Além de outras funções, o ferro é necessário para transportar oxigênio. Indivíduos com deficiência de ferro podem aumentar esse risco se consumir grandes quantidades de extrato de semente de uva ou EGCG. A deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais prevalente no mundo, situações onde o risco é maior de deficiência de ferro, como as mulheres grávidas e crianças, devem estar cientes de que os polifenóis estão consumindo.

E mais, ambas as sementes de uva e extrato de EGCG são vendidos em forma de extrato, assim os consumidores devem ser cautelosos ao consumir certos produtos. Haverá mais estudos para expandir esta pesquisa. Sabemos que os nutrientes competem entre si, não é por menos que recomenda-se realizar mais refeições ao longo do dia. Analisar a biodisponibilidade de todos os nutrientes é primordial.

0 comentários:

Postar um comentário