Google Analytics Alternative

FIBRAS, SISTEMA IMUNE E INFLAMAÇÃO.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As fibras podem estar lhe fazendo muito falta.
As fibras estão abundantes na natureza, mas se você consome grandes porções de alimentos industrializados, ricos em sódio, gorduras saturadas, açúcares... pode estar criando um desequilibrio na microbiota intestinal, assim como o uso frequente de antibióticos, um ambiente propício ao H. Pylori.

As fibras podem estar lhe fazendo muito falta. As fibras promovem a saciedade, e como você já sabe, auxiliam na função intestinal, estando sim relacionada a manutenção do peso. Consumir quantidades suficientes de fibras (solúveis e insolúveis) propicia ao crescimento de bactérias saudáveis no intestino.

Os estudos mostram a relação direta entre fibras e sistema imume, inflamação.

Fibras em quantidades suficientes e probióticos promovem o crescimento de bactérias benefícas e evitam que o sistema imune torne-se hiperativo. Um artigo publicado em Maio na revista médica Brain, Behavior, na Universidade de Ilinois, mostra que a fibra solúvel reduz a inflamação e aumenta a função imunológica. Foram adicionadas à dieta de cobaias fibras solúveis e insolúveis durante 6 semanas. As que foram alimentadas com fibra solúvel apresentaram metade dos sinais de infecção e uma recuperação cerca de o dobro mais precocemente.
A fibra solúvel aumentou a produção da proteína antiinflamatória interleuquina-4. A fibra solúvel está nas leguminosas, aveia, maçãs, pêras, castanhas... além de suplementos específicos. Sugiro que você comece a pensar mais na importância das fibras!
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário