Google Analytics Alternative

10 ALIMENTOS PARA MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Quer manter seu coração saudável? Então, nada melhor que rever o cardápio. Alguns alimentos são benéficos ao órgão e não podem faltar no dia a dia. O site Health recomendou 10 opções que preservam a saúde cardíaca. Entre elas estão aveia, salmão, abacate e azeite de oliva.

1. Aveia - Fonte de ômega 3, folato, potássio e fibras. Pode reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e ajudar a manter as artérias limpas. Portanto, que tal começar o dia com uma tigela repleta de aveia? Opte pela iguaria grossa, que contém mais fibras, e complemente com uma banana.
2. Salmão - Rico em ômega 3. Duas porções por semana podem reduzir o risco de morrer de ataque cardíaco em até um terço. "Contém o carotenoide astaxantina, um antioxidante muito poderoso", disse o cardiologista Stephen T. Sinatra, autor do livro Lower Your Blood Pressure In Eight Weeks (em tradução livre, Diminua Sua Pressão Arterial em Oito Semanas).
3. Abacate - Fonte de gordura monoinsaturada, pode ajudar diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando simultaneamente a quantidade do bom colesterol (HDL). "Permite a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração", disse o cardiologista Stephen T. Sinatra.
4. Azeite de oliva - Repleto de gorduras monoinsaturadas, reduz o mau colesterol (LDL) e o risco de desenvolver doenças cardíacas. Prefira o azeite extravirgem ou o virgem, que são menos processados, e use-os no lugar da manteiga na hora de cozinhar.
5. Nozes - ricas em ômega 3 e gorduras mono e poli-insaturadas, ajudam a manter a saúde do coração. Além disso, aumentam as fibras da dieta.
6. Frutas vermelhas - Blueberry (mirtilo), framboesa, morango e amora são repletas de anti-inflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e de câncer.
7. Leguminosas - Ômega 3, cálcio e fibra solúvel são os preciosos itens das leguminosas, benéficas para o coração. Entre as opções estão lentilha, grão-de-bico e feijão.
8. Semente de linhaça - rica em fibras, ômega 3 e ômega 6. Uma boa dica é complementar uma tigela de aveia ou de cereais integrais com um pouco de linhaça para o café da manhã que preza pela saúde do coração.
9. Espinafre -o espinafre colabora com a saúde do coração graças à luteína, folato, potássio e fibras. Fora isso, qualquer vegetal traz benefícios. De acordo com estudo americano ( The Physicians' Health Study), os voluntários que comeram pelo menos duas porções e meia de vegetais por dia reduziram o risco de doença cardíaca em cerca de 25%. Cada dose adicional diminuía a probabilidade em 17%.
10. Soja - pode reduzir o colesterol e, por ter poucas gorduras saturadas, é uma boa fonte de proteína magra em uma dieta saudável para o coração. Fique atento, porque algumas variedades da iguaria processada podem conter sódio adicionado, o que aumenta a pressão arterial. O tofu é uma dica de alimento com soja. O leite de soja é um ótimo complemento para uma tigela de mingau de aveia.

Fonte: Saúde Terra, Confira 10 alimentos benéficos para o coração. Acesso em 08/08/2012.

1 comentários:

{ Cardiologia } at: 20 de julho de 2017 às 10:12 disse...

Muito bom o conteúdo da matéria.

Postar um comentário