Google Analytics Alternative

MORANGOS!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Delicado e de sabor marcante, o morango é a principal fruta que dá sabor a geléias e iogurtes no Brasil. In natura, é consumido predominantemente no inverno e na primavera, quando temperaturas mais amenas permitem seu cultivo sem danos.


Originário da Europa e da mesma família das rosas, foi citado em versos do escritor Ovídio, o que atesta sua presença no cotidiano da humanidade há mais de 2.000 anos.


Na América, sempre foi cultivado na costa oeste, nos EUA e no Chile. No Brasil, os primeiros plantios surgiram em meados da década de 1960 e a produção vem crescendo consideravelmente, principalmente no Sudeste e no Sul.


O maior produtor da fruta no Brasil é Minas Gerais, com produção predominante ao sul do Estado, próximo à divisa com São Paulo.

Morangos são excelente fonte de vitamina C: uma xícara (apenas 46 calorias) oferece quase 100% das necessidades diárias dessa vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem ação antioxidante.  Além disso, o morango é fonte de folato e potássio.
 
Além da vitamina C, o morango ainda oferece folato, fósforo, magnésio e potássio, nutrientes que ajudam na manutenção da saúde dos músculos.


Como outros vegetais avermelhados, o morango também é rico em compostos fenólicos, com destaque para as antocianinas e elagitaninas. As duas substâncias são importantes antioxidantes que protegem as estruturas celulares e previnem danos causados pelos radicais livres.


Além disso, possuem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias. Por esse motivo, o morango tem sido associado a um menor risco de certos cânceres, a um potencial efeito cardioprotetor, e a redução de sintomas relacionados a doença reumatóide, aterosclerose e asma.


Quando cultivado da forma tradicional, o morango pode receber até 45 pulverizações de agrotóxicos. Por esse motivo, especialistas têm indicado o consumo do produto orgânico, cultivado sem os agroquímicos — este é um dos poucos alimentos orgânicos cujo custo mais elevado compensa o benefício.

Como Escolher
Por ser delicado e sensível, o morango deve ser pouco manipulado na hora da compra, o que é relativamente fácil, já que, no Brasil, geralmente é comercializado em caixinhas transparentes.


Observe a conservação das frutas e olhe bem a camada inferior dentro da caixa — às vezes as frutas amassadas e apodrecidas se escondem nessa área.
Escolha morangos com tamanho uniforme e vermelhos.

Melhor Época do Ano
Por serem de clima frio, encontram-se mais facilmente de julho a setembro, com melhor preço e qualidade.

Como Conservar
Morangos frescos conservam-se bem em geladeira por até quatro dias após a compra.
Dicas de Preparo
Os morangos devem ser muito bem lavados antes de servir. Recomenda-se mergulhá-los em água com vinagre de 15 a 20 minutos para eliminar todas as impurezas.
Retire os cabinhos somente na hora de servir, para preservar mais nutrientes.

Ideias para Servir
O morango é muito versátil e faz parte de diversas receitas, como a famosa tortinha de morango e o cheesecake com calda de morango.

No entanto, fica delicioso servido puro, acompanhado de creme de leite batido.

Regar os morangos com azeite balsâmico antes de servir ajuda a realçar o sabor doce da fruta.
Uma combinação clássica e muito romântica é servir morangos como acompanhamento para uma taça de champanhe.

Fonte: Nestlé, acesso em 08/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário