Google Analytics Alternative

ALIMENTOS FUNCIONAIS: VARIE A ALIMENTAÇÃO E COLOQUE NO PRATO A PORÇÃO CORRETA.

terça-feira, 21 de agosto de 2012
Em busca do cardápio perfeito
As pesquisas já comprovaram o poder dos alimentos funcionais para a prevenção de inúmeros males.
O desafio, agora, é saber o que exatamente - e quanto - cada um de nós deve colocar no prato para ter esses benefícios e garantir uma vida mais longa e saudável.

OS DEZ MAIS PODEROSOS
ALIMENTOS FUNCIONAIS
COMPONENTES ATIVOS/BENEFÍCIOS
1. SOJA E DERIVADOS
(tofu, leite, farinha, proteína) Dose mínima: 50 g do grão por dia, o equivalente a 2 xícaras (chá)
Isoflavona e proteínas de soja. O primeiro é um fitohormônio com ação estrogênica, capaz de amenizar os sintomas da menopausa e prevenir a osteoporose. Também age como anticâncerígeno. Já as proteínas da soja reduzem os níveis de colesterol, afastando os riscos de doenças cardíacas.
2. PEIXES MARINHOS
(sardinha, atum, salmão, anchova, arenque, etc.) Dose mínima: 2 vezes por semana
Ácidos graxos ômega-3. Um tipo especial de gordura que, além de atuar como antiinflamatório, reduz o mau colesterol (LDL), prevenindo infarto e derrame. Estudos sugerem ainda uma proteção natural às células cerebrais. Também ajuda na formação do cérebro e da retina dos recém-nascidos.
3. VEGETAIS E FOLHAS VERDES
(brócolis, couve-flor, alcachofra, couvede- bruxelas, abóbora, agrião, cenoura) Dose mínima: 1 prato variado por dia
Indóis e isotiocianatos (vegetais crucíferos). Indutores de enzimas protetoras contra o câncer. Luteína (folhas verdes). Antioxidante com ação antidepressiva. Betacaroteno (vegetais amarelos). Precursor da vitamina A, previne a degeneração macular (uma das importantes causas de cegueira).
4. FRUTAS VERMELHAS/ROXAS
(tomate, uva, melancia, goiaba, morango) Dose mínima: tomate: 2 vezes por semana, no molho. Outras: 2 unidades com casca ou 2 copos de suco por dia
Licopeno. Substância responsável por dar a cor vermelha aos alimentos, também fortalece o sistema imunológico, reduz os níveis de colesterol e protege contra alguns tipos de câncer, especialmente o de próstata.
5. CEREAIS INTEGRAIS
(aveia, centeio, cevada, quinoa) Dose mínima: 4 colheres (sopa) por dia
Fibras solúveis e insolúveis. Também encontradas em leguminosas (soja, feijão, ervilha), além de hortaliças com talos e frutas com casca, melhoram o trânsito intestinal e previnem câncer de intestino e cólon. E mais: controlam a glicemia (níveis de glicose no sangue) e a obesidade (dão maior saciedade).
6. FRUTAS CÍTRICAS
Dose mínima: 2 frutas com bagaço ou 1 copo de suco diariamente
Flavonóides. Substâncias com ação anticâncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. Estão presentes também na soja, tomate, pimentão, alcachofra, cereja e salsa.
7. ALHO
Dose mínima: 2 dentes, três vezes por semana
Sulfetos alílicos. Estão no alho e na cebola. Reduzem colesterol, pressão sangüínea, além de fortalecerem o sistema imunológico e reduzirem o risco de câncer gástrico.
8. CHÁ VERDE
Dose mínima: 2 a 4 xícaras (chá) por dia
Catequinas. Encontradas ainda nas cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa e vinho tinto. Reduzem o colesterol e a incidência de vários tumores malignos, entre eles de boca, pulmão, estômago e mama. Fortalecem o sistema imunológico.
9. CASTANHA-DO-PARÁDose mínima: 3 unidades por dia
Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Essas gorduras, encontradas também no azeite (mono) e nos peixes (poli), protegem o coração. O selênio é um mineral que previne cânceres (mama e próstata).
10. LEITE FERMENTADO OU IOGURTE
(com microrganismos vivos) Dose mínima: 1 copo por dia

Fonte: Parte do texto em Revista Viva Saúde
Probióticos - Bifidobactérias e lactobacilos. Favorecem as funções gastrintestinais, renovando a flora intestinal, reduzindo o risco de constipação e do câncer de cólon.


0 comentários:

Postar um comentário