Google Analytics Alternative

VITAMINA B3 AUMENTA AS DEFESAS DO ORGANISMO CONTRA BACTÉRIAS.

terça-feira, 28 de agosto de 2012
Cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, descobriram que a nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) aumenta a capacidade do organismo de destruir infecções resistentes por estafilococos, quando consumida em doses elevadas.
 
A pesquisa, realizada com animais de laboratório e com sangue humano, revela que altas dosagens desta vitamina aumentam em 1mil vezes a resposta do sistema imunológico contra este tipo de bactéria.
O trabalho pode oferecer um novo caminho de combate ao crescente número de "superbactérias".
"Esta descoberta é potencialmente muito significativa, embora ainda precisemos fazer estudos em humanos. Os antibióticos são drogas mágicas, mas que enfrentam cada vez mais problemas com a resistência por vários tipos de bactérias, em especial Staphylococcus aureus. O trabalho pode nos dar uma nova forma de tratar infecções por estafilococos, que pode ser usada em combinação com antibióticos atuais", afirma o pesquisador Adrian Gombart.
Altas doses da vitamina elevam em mil vezes a resposta imune contra estafilococos e podem ajudar a controlar uso de antibióticos.
 
Os pesquisadores notaram que a administração de doses terapêuticas de nicotinamida aumentou o número e a eficácia dos neutrófilos, glóbulos brancos que matam e devoram bactérias que atacam o organismo.
No experimento, a nicotinamida foi fornecida em doses muito maiores do que em uma dieta normal, embora a quantidade usada já tenha sido testada de maneira segura em humanos. Quando a vitamina B3 foi injetada no sangue humano, a infecção desapareceu em algumas horas, constatou o estudo.
 
No entanto, Gombart ressalta que não há nenhuma evidência de que uma dieta normal ou suplementos de vitamina B3 tenham um efeito beneficente na prevenção ou tratamento de uma infecção bacteriana, por isso "as pessoas não devem começar a tomar doses elevadas da substância".
As principais fontes naturais de nicotinamida são carne de fígado, ovos, peixes, amendoins, legumes, grãos e leite.
 
Segundo o autor do estudo, George Liu, a vitamina é muito efetiva contra uma das principais ameaças existentes atualmente na saúde pública e pode ajudar a reduzir a dependência dos antibióticos.
 
Fonte: I Saúde, Vitamina B3 aumenta defesa do organismo contra superbactérias. Altas doses da vitamina elevam em mil vezes a resposta imune contra estafilococos e podem ajudar a controlar uso de antibióticos. Acesso em 28/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário