Google Analytics Alternative

DOCE MANGA!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Saborosa, suculenta e versátil, a manga é a segunda fruta tropical mais consumida no mundo, só perdendo para a banana. Apesar de só ter chegado ao Ocidente a partir da época das grandes navegações, rapidamente ganhou fama. Nos países com clima propício, como o Brasil, adaptou-se tão bem que muitos chegam a pensar que é uma planta nativa.


Originária do sudeste asiático, a manga provavelmente foi domesticada na Índia, há pelo menos 4.000 anos antes de Cristo. Neste país, é considerada a rainha das frutas e por muito tempo foi o símbolo da realeza.

Durante as civilizações greco-romanas e a Idade Média, a manga era totalmente desconhecida dos europeus. Ela só foi introduzida nesse continente após a criação das colônias portuguesas na Índia e a ocupação britânica em grande parte do território daquele país.
Os portugueses, que conheceram a fruta em Kerala, estado no sudoeste da Índia, popularizaram o nome manga, do malaiala, língua oficial de Kerala. E também levaram a fruta para suas colônias africanas e, destas, para o Brasil, onde as condições climáticas propiciaram o excelente desenvolvimento da fruta e suas variedades.

Nos Estados Unidos e no México, a manga chegou a partir das Filipinas, fazendo com que a variedade predominante fosse, até recentemente, a Manila. Na Flórida, um dos mais importantes centros distribuidores da fruta, a manga chegou em 1861, vinda de Cuba.

A manga é rica em vitamina C e betacaroteno, precursor da vitamina A no organismo. É também rica em fibras e fonte de vitamina E.

Rica em compostos fenólicos e carotenóides, substâncias antioxidantes, e fibras solúveis, a manga parece acumular efeitos protetores contra alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Pesquisas de laboratório constataram que o suco da fruta tem efeito anticancerígeno em células isoladas em laboratório, mas ainda não se sabe como é esse efeito quando a fruta é consumida e digerida pelo ser humano.

Os compostos fenólicos da manga também parecem ter propriedades anti-inflamatórias e de controle do colesterol e do diabetes.

Entre os carotenóides da manga, predomina o betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo — entre outras coisas, essa vitamina protege contra infecções e degenerações na visão, como a cegueira noturna.

A vitamina C e a vitamina E também têm ação antioxidante e favorável ao bom funcionamento do sistema de defesa contra infecções. A vitamina E protege as membranas das células do corpo, especialmente as dos glóbulos brancos e vermelhos do sistema imunológico.
As fibras solúveis têm capacidade de reduzir o nível do “mau colesterol”, o LDL, no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Também facilitam o trânsito intestinal, evitando constipações e diminuindo o risco de câncer de cólon.

As vitaminas B presentes na manga (B1, B2 e B6) são importantes para a produção de energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso e do imunológico.

Embora não seja comum, algumas pessoas podem apresentar alergia alimentar à manga. Outras, podem apresentar dermatite de contato ao manusear a fruta — neste caso, devem consumi-la já descascada por outra pessoa.

Variedades
A rainha das frutas gerou uma descendência enorme, que faz jus a realeza da manga. Diz-se que, na Índia, é impossível contar as variedades, tamanho o seu número. Mas o Brasil também tem sido pródigo em desenvolver diferentes tipos de manga.
A mais cultivada no Brasil é a TOMMY ATKINS, originária da Flórida. Grande e pesada, tem casca grossa e cerosa, bem grudada à polpa, que é firme e relativamente fibrosa.

Depois da Tommy, a MANGA PALMER é a variedade mais comum no país. Com caroço pequeno e poucas fibras, sua casca é vermelha quando a fruta está madura.

A HADEN, que deu origem à Tommy, é uma variedade surgida há quase um século, que chama a atenção por causa da beleza do fruto. No entanto, é muito sensível a pragas, doenças, excesso de calor ou frio, o que pode aumentar o seu preço de venda.

A tradicional manga BOURBON, de cor amarelada e ótimo sabor, também é suscetível a doenças, mas é uma variedade que pode produzir fora de época.

A BOURBON VERMELHA é uma variedade brasileira, mas, apesar do nome, não se sabe se sua origem é a Bourbon. Com ótimo sabor, pode ser comida com casca.

A CORAÇÃO DE BOI, que ganhou o nome em alusão ao formato que lembra o órgão cardíaco e ao tamanho avantajado da variedade, é parecida com a Bourbon. De cor amarelo-esverdeada, sua polpa não é fibrosa.

Famosa por seu aroma e sabor, a MANGA ROSA é uma variedade brasileira tradicional, produzida principalmente na Bahia e em Pernambuco. Tem casca amarelo-rosada e polpa fibrosa.

A MANGA COQUINHO, pequena e arredondada, é muito utilizada para sucos, mas também é apreciada como manga de mesa, por ser muito doce e quase sem fibras.

Com formato alongado e achatado nas extremidades, a MANGA ESPADA tem a casca de cor verde, mesmo quando está madura, e polpa muito fibrosa.

Como Escolher
Em qualquer variedade, a manga madura exala um perfume marcante e a casca cede levemente ao ser pressionada, mas sem se romper.
A casca não deve apresentar batidas, rachaduras ou manchas escuras.
A cor da casca não é a única indicação de que a manga está madura, já que ela varia do verde ao vermelho, dependendo da variedade. Nas variedades de casca amarela e vermelha, devem prevalecer esses tons quentes.

Melhor Época do Ano
Como algumas variedades são produzidas fora de época, é possível encontrar manga praticamente o ano todo, mas, no primeiro semestre, praticamente não há safra e os preços sobem, atingindo seu máximo por volta do mês de maio. A partir daí, começam a cair e, geralmente, novembro é o mês em que a fruta está mais barata para a compra.

Como Conservar
Como as mangas são muito sensíveis a choques e batidas, devem ser guardadas em lugar onde não sofram impacto, que deve também ser fresco e ventilado. Se a manga não estiver totalmente madura, pode ser envolta em folhas de papel: além de proteger das batidas, a embalagem acelera o amadurecimento.

A manga madura se conserva por cerca de dois dias em temperatura ambiente e cerca de cinco dias na geladeira, onde devem ser colocadas na parte menos fria. Se já estiver cortada, deve ser envolta em filme plástico.

Para congelar, descase e fatie a manga. A polpa também pode ser congelada em forma de purê, em formas de gelo, e os cubos podem ser utilizados no preparo de sucos ou molhos.

Dicas de Preparo
Para cortar a manga com precisão, fatie a fruta ainda com casca, em pedaços largos e longitudinais, o mais próximo do caroço. Parta a polpa em cubos e sirva — dessa forma, os pedacinhos sairão mais facilmente da casca.

No Brasil, a manga é preferencialmente consumida fresca e no preparo de doces. Na Ásia, além do consumo de variedades mais amargas, a manga verde é muito utilizada em preparações que entram em receitas salgadas, como o chutney. Na Índia, até o caroço da fruta é aproveitado: dele é produzido uma farinha utilizada no preparo do chapati, típico pão indiano com formato que lembra uma panqueca.
Ideias para Servir
Comer a manga no pé, sem medo de se lambuzar, é imbatível. Mas também há várias formas de preparo culinário à altura da fama da manga.

O chutney de manga é um molho agridoce indiano, que acompanha carnes ou pode ser comido com pão. Bastante apimentado, além da manga e da pimenta, leva cúrcuma e mostarda em grão, entre outras especiarias.
Iogurte batido no liquificador com polpa de manga e cubos de gelo é uma bebida deliciosa e refrescante. A inspiração é o Lassi, bebida indiana feita com coalhada, fruta e água de rosas.
Utilize mangas bem maduras, cortadas na hora, para fazer sucos. A doçura natural da fruta dispensa o uso de adoçantes.
A manga também é boa para o preparo de sorbets, sem leite. A polpa untuosa garante uma boa consistência para a sobremesa gelada.

Fonte: Nestlé, acesso em 01/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário