Google Analytics Alternative

CONSUMO REGULAR DE CHOCOLATE REDUZ RISCO DE AVC EM HOMENS.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, descobriram que a ingestão de uma quantidade moderada de chocolate por semana pode estar associada a um menor risco de acidente vascular cerebral (AVC).
 
A pesquisa revela que homens no estudo que consumiram a maior quantidade de chocolate, cerca de 63 gramas por semana, tiveram risco 17% menor de derrame.
"Enquanto outros estudos analisaram como o chocolate pode ajudar a saúde cardiovascular, este é o primeiro a descobrir que o chocolate pode ser benéfico para a redução de AVC em homens", afirma a autora da pesquisa Susanna Larsson.
Larsson e seus colegas avaliaram dados de cerca de 37.103 homens suecos com idades entre 49 e 75 anos que preencheram um questionário alimentar a frequência do consumo de vários alimentos e bebidas, especificamente chocolate.
 
Os pesquisadores então identificaram casos de AVC. Em 10 anos de acompanhamento, eles registraram 1.995 casos de acidente vascular cerebral.
Os homens no estudo que consumiram a maior quantidade de chocolate, cerca de 63 gramas de chocolate por semana, tiveram um risco 17% menor de acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que não consumiam nenhum chocolate.
Para cada aumento de 50 gramas por semana no consumo de chocolate, o risco de acidente vascular cerebral reduziu cerca de 14%. O importante, segundo os pesquisadores, é que os resultados não pareciam variar se o chocolate era escuro ou claro.
 
"O chocolate escuro tem sido associado a benefícios para a saúde do coração, mas cerca de 90% do consumo de chocolate na Suécia, incluindo o que foi consumido durante o nosso estudo, é o chocolate de leite", afirma Larsson.
Os cientistas acreditam que o efeito benéfico do consumo de chocolate sobre o acidente vascular cerebral pode estar relacionada com os flavonoides do alimento.
 
"Os flavonoides parecem proteger contra doenças cardiovasculares através de ações antioxidantes, anticoagulantes e anti-inflamatórias. Também é possível que os flavonoides possam diminuir as concentrações sanguíneas de mau colesterol e reduzir a pressão arterial", conclui Larsson.
 
Fonte: I Saúde, Consumo regular de chocolate reduz risco de acidente vascular cerebral. Homens que consomem cerca de 63 gramas de chocolate ao leite por semana, têm risco 17% menor de derrame. Acesso em 30/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário