Google Analytics Alternative

COLESTEROL ALTO, UM PROBLEMA QUE ATINGE MILHÕES DE BRASILEIROS.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012
No dia nacional de combate ao problema, SBC realiza campanha em unidades básicas de saúde do país. Causas cardiovasculares geram 320 mil mortes por ano.

O país chega ao seu Dia Nacional de Combate ao Colesterol com uma triste marca: a cada ano são 320 mil mortes registradas por causas cardiovasculares. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que promove hoje, em todas as unidades básicas de saúde das capitais do país, aferição de pressão, distribuição de folhetos e exames de glicemia, colesterol e triglicérides, além de orientações à população. Segundo as contas da entidade, 32% dos óbitos no Brasil todo ano ocorrem devido ao problema.

De acordo com o Ministério da Saúde, nada menos que 30% da população tem uma alta dose de colesterol. A SBC informa que são cerca de 77 milhões de pessoas com dislipidemia (a alta incidência da substância no sangue). Para o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, é preciso conscientizar a população da importância de exames frequentes para verificar as taxas de colesterol no organismo. Aqueles que comprovem níveis de colesterol total acima de 200 mg/dl, ou então LDL (colesterol ruim) acima de 100 mg/dl e HDL (colesterol bom) abaixo de 40 mg/dl, são um sinal de alerta de que, a médio prazo, podem ocorrer problemas de saúde.

— Nosso objetivo é mudar o enfoque da saúde, de curativo para preventivo —diz Machado.

Segundo a cartilha a ser distribuída hoje pela SBC, o consumo de duas colheres de azeite de oliveira por dia na salada, um copo de leite ou de iogurte (mesmo para adultos), um tomate, suco de uva e aveia ou soja ajudam a reduzir os índices de colesterol e propiciam uma vida mais saudável. Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária da substância deve ser inferior a 300mg para a população em geral e menor que 200mg para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.

— Os casos mostram que 75% dos derrames são causados pela obstrução das artérias do pescoço por placas de colesterol. Outra consequência do acúmulo da substância é a formação de aneurismas. As artérias dilatam e podem se romper, causando hemorragias, muitas vezes fatais — afirma o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da equipe de cirurgia vascular do Hospital da Lagoa.

É preciso lembrar que o colesterol não é algo, em si, ruim para o organismo. Ele estabelece e conserva as membranasque revestem todas as células do corpo, além de ser importante para o metabolismo de algumas vitaminas e formaçãode hormônios sexuais. Existem, porém, o bom (HDL) e o ruim (LDL). Ambos são obtidos através da alimentação. Cabe ao indivíduo ter hábitos que reduzam os efeitos do que não faz bem ao organismo.

Fonte: O Globo, Colesterol alto: um problema que atinge 77 milhões de brasileiros. Acesso em 08/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário