Google Analytics Alternative

SELÊNIO NÃO PODE FALTA NA NUTRIÇÃO DIÁRIA.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012
A vitamina E, especificamente a fração α-tocoferol, está presente em alimentos como óleo de germe de trigo, vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, carne, nozes e óleos vegetais. É o maior antioxidante lipossolúvel presente no sangue e em membranas celulares e age sinergicamente com outros antioxidantes na célula, para proteção da injúria oxidativa. Como os ácidos graxos poli-insaturados (PUFA) são suscetíveis à oxidação, o consumo de alimentos ricos nesse tipo de lipídeos aumenta os requerimentos de vitamina E, tendo em vista seu importante papel antioxidante. Desse modo, a vitamina E atua na prevenção da lipoperoxidação das membranas biológicas.

O Tocoferol é o principal antioxidante lipossolúvel no plasma e na membrana dos tecidos. Atua como antioxidante predominante na partícula LDL, por apanhar radicais livres peroxil. Alguns estudos demonstraram o potencial benefício da vitamina E na função das plaquetas, mas muitas tentativas clínicas falham em mostrar melhora cardiovascular como resultado da suplementação com α-tocoferol. A forma dietética em vitamina E em maior quantidade é o γ-tocoferol e possui propriedades diferentes do α-tocoferol.
Fonte: Zimmerman, Alice M; Kirsten, Vanessa R. FOOD WITH ANTIOXIDANT FUNCTION IN CHRONIC DISEASES: A CLINICAL APPROACH. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 51-68, 2008.

O selênio, rico em antioxidantes e presente na castanha-do-pará, nos ovos e nas sardinhas, além de cereais e aves, foi considerado por especialistas o mineral que vale a pena ser consumido.

Semana passada, pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriram que pessoas que consomem grande quantidade de selênio, junto com vitaminas C e E, são 67% menos vulneráveis ao câncer de pâncreas. Em estudos anteriores, o mineral já tinha sido relacionado ao aumento da função cognitiva, fertilidade e controle da pressão arterial.
Um estudo com mulheres com problemas de fertilidade mostrou que 100 mcg de suplementos de selênio tomados diariamente aumentaram a mobilidade dos espermas.

Fontes de selênio
Castanha-do-pará: 245mcg/ 100g
Farinha integral: 53mcg/ 100g
Sardinha: 38mcg/ 100g
Camarão: 16mcg/100g
Ovos: 11mcg/ 100g
Carnes magras: 7-10mcg/ 100g

Fonte: O Globo, Invista em selênio. Presente na castanha-do-pará, em sardinhas e ovos, o mineral previne contra o câncer e é considerado o mais completo pelos pesquisadores. Acesso em 01/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário