Google Analytics Alternative

MEDITAÇÃO SIMPLES MELHORA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA IMUNE EM IDOSOS.

terça-feira, 14 de agosto de 2012
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram que uma técnica de meditação simples que dura apenas oito semanas reduz a solidão entre os idosos e melhora o funcionamento do sistema imune.

O estudo mostra que a técnica combate o aumento na atividade de genes relacionados com a inflamação e com doenças causado pelo sentimento de isolamento.
"Nosso trabalho apresenta a primeira evidência de que uma intervenção psicológica é capaz de diminuir a solidão e reduzir a expressão de genes pró-inflamatórios. Se isso for confirmado por pesquisas posteriores, essa técnica de meditação pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida para muitos idosos", afirma o líder da pesquisa Steve Cole.

A equipe avaliou 40 adultos com idades entre 55 e 85 separados aleatoriamente para em um grupo de meditação mindfulness e um grupo controle que não meditou. Todos os participantes foram avaliados no início e no final do estudo utilizando uma escala de solidão pré-estabelecida. Amostras de sangue também foram colhidas no início e no fim para medir a expressão do gene e os níveis de inflamação.
Os meditadores participaram de duas horas semanais de reuniões em que aprenderam uma técnica de meditação que visa melhorar a atenção plena, a sensibilização e a respiração. Eles também praticavam a meditação mindfulness por 30 minutos.

Meditação simples pode ajudar a reduzir solidão entre os idosos e melhora o funcionamento do sistema imune.

Os participantes que meditaram auto relataram um sentimento menor de solidão, enquanto os testes de sangue mostraram uma redução significativa na expressão de genes relacionados com a inflamação.

"Os resultados foram muito encorajadores. Eles apoiam um corpo crescente de pesquisa que está mostrando os benefícios positivos de uma variedade de técnicas de meditação, incluindo tai chi e yoga", conclui o pesquisador Michael Irwin.

Fonte: I Saúde, Técnica de meditação melhora funcionamento do sistema imunológico. Intervenção psicológica reduz solidão em idosos e aprimora atenção plena, sensibilização e respiração. Acesso em 14/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário