Google Analytics Alternative

MUDANÇA DE HÁBITOS AOS 50 ANOS AJUDA A PROTEGER A SAÚDE CARDÍACA.

terça-feira, 14 de agosto de 2012
Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, descobriram que começar a praticar atividades físicas regulares aos 40 ou 50 anos é capaz de proteger o coração contra doenças.

O estudo sugere que pessoas que completam as 2,5 horas de exercício físico moderado por semana com atividades como caminhada, jardinagem, pintura têm menos marcadores de inflamação no sangue. Marcadores inflamatórios são importantes porque os níveis elevados têm sido associados a um maior risco cardíaco.
"Esta pesquisa destaca o impacto positivo da mudança de hábitos sobre o futuro da saúde cardíaca e mostra que nunca é tarde para começar a se mexer. No entanto, é importante não esperar até se aposentar para sair do sofá, já que ser ativo durante toda a vida é uma ótima maneira de manter o coração saudável", afirma o líder da pesquisa, Mark Hamer.

O estudo, que avaliou 4 mil adultos, é o primeiro a confirmar os efeitos anti-inflamatórios da atividade física, mesmo quando iniciada de forma tardia.
Os resultados mostraram que as pessoas que disseram seguir constantemente a quantidade recomendada de exercício por 10 anos tiveram os níveis inflamatórios mais baixos em geral.

No entanto, mesmo aqueles que disseram que só começaram a fazer a quantidade recomendada aos 40 anos, apresentaram melhoria e tiveram níveis de inflamação mais reduzidos.
A equipe afirma que apesar dos achados, mais pesquisas são necessárias para ampliar o número de pessoas avaliadas.

Fonte: I Saúde, Mudança de hábito aos 50 anos ajuda a proteger saúde do coração. Adultos que começam a se exercitar regularmente na meia idade apresentam menos marcadores de inflamação no sangue. Acesso em 14/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário