Google Analytics Alternative

CARNE COZIDA EM ALTAS TEMPERATURAS AUMENTA O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Alguns hambúrgueres por semana podem aumentar as chances de câncer de próstata em 40%, diz pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia publicada no jornal britânico Daily Mail. Cientistas mostram que carne cozida a altas temperaturas danifica o DNA. Segundo estudo, realizado com quase 2 mil homens, o problema aumentou drásticamente naqueles que tinham o costume de comer o alimento produzido desta maneira, sendo a carne vermelha especialmente perigosa.

A pesquisadora Mariana Stern demonstra que os homens que comiam mais de uma porção e meia de carne vermelha por semana tinham mais 30% de chance de contrair câncer de próstata.
— Além disso, os que comiam mais de duas porções do alimento cozido a altas temperaturas tinham 40% mais chance.
Os cancerígenos no alimento são as aminas heterocíclicas e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. As aminas se formam quando a proteína é cozida a temperaturas elevadas durante longo período de tempo, enquanto os hidrocarbonetos surgem quando a gordura da carne encosta no fogo, o que cria uma chama que deposita a química no alimento. Há evidências que ambos contribuem para determinados tipos de câncer, incluindo o de próstata.
Um porção e meia de carne vermelha aumenta 30% as chances de um homem contrair a doença. Estudo também mostra que hambúrgueres produzem mais cancerígenos do que bife.
Ao considerar hambúrgueres, descobriu-se um risco ainda maior do surgimento do problema.
— Especulamos que isso se deva a diferentes níveis de acumulação de cancerígenos encontrados em hambúrgueres, uma que vez que podem alcançar altas temperaturas, tanto internamente quanto externamente, mais rápido que um bife comum — explica Mariana.

Fonte: O Globo, Carne cozida a altas temperaturas aumenta risco de câncer de próstata. Acesso em 17/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário