Google Analytics Alternative

BRASILEIRÍSSIMA, MAROLO.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Parecida com uma pinha, porém, de casca mais dura e rugosa, de  cor  verde  e  marrom,  quando  madura,  o  marolo  (Annona crasiflora Mart.) é uma fruta típica do cerrado brasileiro. O fruto pesa de 0,5 kg a 4,5 kg, contendo de 60 a 190 gomos, possuin- do,  geralmente,  uma  semente  dentro.  Chamada  também  de araticum  ou  cabeça-de-nego, sua polpa varia do branco ao amarelo e vermelho, sendo o último,  com  sabor  e  cheiro mais  acentuados.  Pode  ser consumida ao natural e usada também  no  preparo  de  sorvetes,  doces,  geléias,  licores, bombons,  iogurte  ou  como ingrediente  em  receitas  com carnes  e  peixes. 
 
Sua  árvore tem de 4 a 8 metros de altura. Mas é a sazonalidade, a característica mais marcante deste fruto, segundo o professor da  Universidade  Federal  de
Alfenas (Unifal), Marcelo Rezende. “As frutas são colhidas apenas entre fevereiro e abril. Em média, uma planta adulta produz de 5 a  20  frutos,  mas  há  casos  de  produzir  até  40  frutos.  Ela  é potencializada quando a árvore é cultivada em regiões quentes, de baixa precipitação pluviométrica e estação seca bem definida.
A produção de frutos só começa após o quarto ano de plantio”, explica o professor.
 
Atualmente,  há  poucos  plantios  comerciais,  predominando  o extrativismo.  “A  colheita  é  feita  por  pequenos  produtores,  que têm na extração do marolo uma importante fonte de renda. Todo o processamento da fruta é realizado de forma artesanal. No sul de Minas Gerais, alguns poucos viveiristas produzem mudas para venda”,   conta   Rezende. Quanto ao manejo da planta, um  levantamento  feito  pela Unifal, no sul mineiro, mostra que a única prática adotada é a realização de duas a três ca-
pinas por ano. Apesar de existirem  doenças  e  pragas  que atacam planta e frutos, os pro-
dutores não fazem tratamentos preventivos. Também não são realizadas adubações.
A quantidade de fibras é similar à da manga, o marolo é ainda boa fonte de vitamina C, com valor similar ao da goiaba vermelha.
 
A fruta é considerada fonte de diversos nutrientes, como vitaminas  do  complexo  B (tiamina, riboflavina e biotina), equivalentes ou superiores aos encontrados em abacate, banana e goiaba. “A quantidade de fibras é similar à da manga, suprindo 16,4%  da  recomendação  diária  para  um  adulto  (20  g).  O marolo é ainda boa fonte de vitamina C, com valor similar ao da goiaba vermelha.”
 
Fonte: Ibraf, acesso em 23/-8/2012.

5 comentários:

Anônimo at: 22 de fevereiro de 2014 às 14:08 disse...

marolo fruto nativo de paarguaçu que e´uma delicia de fruta

{ Unknown } at: 5 de novembro de 2015 às 18:02 disse...

Pesquisei e fazendo o extrato do araticum , marolo. Excelente contra fungo . e infecções

{ Unknown } at: 29 de fevereiro de 2016 às 15:22 disse...

Uitallas Barros,

Estou com esse problema contra fungos... Como faço para fazer esse extrato ? o seu sarou ?

{ Unknown } at: 29 de fevereiro de 2016 às 15:23 disse...

Uitallas Barros,

Estou com esse problema contra fungos... Como faço para fazer esse extrato ? o seu sarou ?

{ Unknown } at: 23 de fevereiro de 2019 às 17:57 disse...

Muito saborosa, difícil ter alguém que aprecie essa fruta mais do que eu. Anualmente desloco-me ao cerrado mineiro, região de Pirapora e Buritizeiro, para buscar e degustar ainda no mato. Experimentem! vale muito a pena! Inigualável sabor.

Postar um comentário