Google Analytics Alternative

ALZHEIMER CAUSA DECLÍNIO MENTAL MAIS ACENTUADO EM MULHERES DO QUE EM HOMENS.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Mulheres com Alzheimer apresentam deterioração mental mais rápido que os homens com a doença, mesmo quando no mesmo estágio, de acordo com pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido.
 
O estudo revela que os homens com a doença de Alzheimer têm desempenho melhor do que as mulheres em cinco áreas cognitivas, notadamente, em testes de habilidades verbais e da capacidade visuo-espacial.
A equipe, liderada por Keith Laws analisou dados neurocognitivos de 15 estudos já publicados.
"Ao contrário do declínio mental associado ao envelhecimento normal, alguma característica particular do Alzheimer torna a doença mais grave nas mulheres", afirma Laws.
Cientistas acreditam que pode haver uma influência hormonal, possivelmente devido à perda de estrogênio em mulheres ou talvez uma maior reserva cognitiva em homens que proporciona proteção contra o processo da doença.
 
Uma análise mais aprofundada dos dados do estudo mostrou que idade, nível de educação, e demência não explicam a vantagem que os homens com Alzheimer têm sobre as mulheres com a doença.
A equipe ressalta que mais estudos para analisar as diferenças de sexo em relação à doença são necessários a fim de proporcionar maior clareza sobre essas questões.
 
Fonte: I Saúde, Alzheimer causa declínico mental mais grave em mulheres do que nos homens. Homens com a doença têm desempenho melhor em áreas cognitivas como testes de habilidades verbais e capacidade visuo-espacial. Acesso em 24/08/2012.

0 comentários:

Postar um comentário