Google Analytics Alternative

INVERNO!

quarta-feira, 6 de julho de 2011
Chás de ervas ou de frutas (verde, cavalinha, chapéu de couro,
cidreira, camomila, abacaxi, maçã...) combinados com gengibre,
cravo ou canela são diuréticos, digestivos e antioxidantes.
O inverno convida ao recolhimento. Pede aconchego e intimidade. O silêncio e a introspecção são expressões que afloram no inverno. É como se existisse uma conspiração na natureza para que, nestes dias, olhemos mais para dentro de nós mesmos. Livros, filmes e reuniões com pequenos grupos de amigos mais íntimos combinam com esta estação.

O inverno é como se fosse a noite. O silêncio do inverno contrapõem-se à necessidade de ruídos do verão. O silêncio do inverno é essencial para a base da alegria no verão.

No inverno o conselho também é dormir mais um pouquinho e caso não possa acordar mais tarde, deite mais cedo, fique mais em casa e arrume melhor as suas gavetas. É hora de fortalecer o íntimo, a essência, a seiva, a energia vital.

Alimentos para o Inverno:
Água quente remove muco. Beber um copo de água morna, ao acordar, auxilia na limpeza da língua e de secreções estagnadas na oro-faringe. A água matinal estimula o funcionamento dos intestinos (reflexo gastro-cólico).

A medicina chinesa relaciona o inverno com os rins e as funções reprodutivas. Para energizar os rins, segundo a dietética chinesa: alho-poró, cebola, cebolinha, gengibre, noz moscada, pimenta,

Sopas quentes temperadas com gengibre, colaboram para a não formação e eliminação de mucos respiratórios (catarros, pigarros...).

Os temperos quentes e picantes (ardidos) mexem com a nossa energia, drenam líquidos estagnados e previnem a formação de trombos.

Os grãos (feijões, lentilha, grão de bico...) combinados com os cereais integrais (arroz, milho, quinoa, trigo...) fornecem todos os aminoácidos que necessitamos e nos dão energia.

Sopas com misso e cebolinha tonificam a energia yang.

Shitake, shimegi e demais cogumelos comestíveis constituem fontes de aminoácidos e são relacionados à imunidade.

Carnes, peixes, aves e frutos do mar são indicados, sobretudo cozidos com temperos fortes.

Limão, laranja, tangerina, lima da Pérsia, acerola, goiaba, carambola, pitanga, uva, figo, castanhas, nozes, amêndoas, pistache, macadâmias, uvas passas e damasco seco também estão indicados.

Frutas (banana, maçã, pêra, abacaxi, morango) assadas ou cozidas com cravo e canela nos aquecem e podem ser opção de sobremesa ou lanche.

Chás de ervas ou de frutas (verde, cavalinha, chapéu de couro, cidreira, camomila, abacaxi, maçã...) combinados com gengibre, cravo ou canela são diuréticos, digestivos e antioxidantes.

Fonte: Dr°João Curvo. O Inverno, A Casa e o Fogão.

0 comentários:

Postar um comentário