Embora sabemos que a reposta inflamatória que o glúten pode provocar. Consumir cereais refinados torna-se um risco maior ao seu sistema de defesa.
Boa parte dos grãos refinados são enriquecidos, significa que algumas vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico) e ferro são adicionadas durante o processamento, mesmo assim, isso não os torna mais saudáveis do que os grãos inteiros.
A quantidade de grãos que você precisa para comer depende da sua idade, recomendação calórica e nível de atividade física.
Alguns hábitos adotados diariamente fazem muita gente perder o contato com os grãos inteiros.
Onde estará a aveia, o arroz integral, o trigo integral e outros importantes grãos no cardápio? Mas quais são seus benefícios à saúde? Como parte de uma ingestão alimentar equilibrada, eles podem reduzir o risco de doenças cardíacas, de dislipidemais, evitar problemas intestinais, auxiliando no controle do peso, controle da resposta glicêmica, auxiliam a proporcionar uma sensação de saciedade com menos calorias.
Cereais são importantes fontes de muitos nutrientes, incluindo fibra alimentar, várias vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico) e minerais como ferro , selênio, magnésio.
As vitaminas do complexo B, presentes nos integrais, são essenciais ao sistema nervoso, desempenhando papel chave no metabolismo, contribuindo à liberação de energia provenientes dos macronutrientes.
Entre os minerais, nos cereais integrais você encontra o magnésio e o selênio. O selênio, mineral antioxidante, protege as células contra danos dos radicais livres, também indispensável ao sistema imune, já o magnésio é contribuinte à massa óssea e liberação de energia dos músculos.
As fibras de grãos integrais necessitam de maior tempo à digestão, promovendo saciedade, reduzindo a produção de insulina, ou seja, são lentamente digeridos e absorvidos na corrente sanguínea. Integrais também contribuem à redução dos níveis de colesterol no sangue, podendo reduzir o risco de doenças cardíacas. Ainda, as fibras são indispensáveis ao bom funcionamento intestinal.
As fibras formam géis que retardam o esvaziamento gástrico, contribuem a saciedade, como também à formação e eliminação do bolo fecal.
Ainda, os indivíduos com maior consumo de grãos integrais apresentam um menor risco de sofreram um infarto, já indivíduos com maiores consumo de ovos e gorduras saturadas possuem um maior risco. Nada de novidade! Só reforça a ideia de como a redução de cereais refinados e gorduras saturadas e aumento de alimentos integrais é significativa!
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário