PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS.

quinta-feira, 28 de julho de 2011
Proteínas
São macromoléculas formandas por aminoácidos ligadas através de ligações peptídicas. As proteínas são essenciais à construção e reparo de células, regulam a contração muscular, produção de anticorpos. Estão como componentes estruturais, formando estruturas como ossos, músculos e pele, atuem como enzimas que catalisam as reações químicas do organismo.

As proteínas estão presentes em alimentos de origem animal e vegetal, proteínas de origem animal são de alto valor biológico, enquanto as de origem vegetal não contêm todos os aminoácidos essências, cria-se um mito de que grandes quantidades de proteínas de origem animal estão associada à boa nutrição. Saiba que o excesso de nitrogênio ingerido é excretado pela urina como uréia, não havendo armazenamento de proteínas no organismo, sendo que alimentos de origem animal contêm grandes quantidades de gorduras saturadas, associado a incidência de hipercolesterolemia. O excesso de proteínas na dieta aumentam o risco de aterosclerose, câncer, doenças renais e osteoporose.

Aminoácidos
Os aminoácidos se unem para formar uma proteína por meio de ligação peptídica que une o grupo carboxílico de um aminoácido ao grupo amino do outro. Os aminoácidos das proteínas se unem um ao outro em uma sequência, sua estrutura pode ser primária, secundária, terciária e quartenária. Alguns podem ser sintetizados pelo organismo, outros devem ser fornecidos pela nutrição.

Entre os aminoácidos 8 são considerados essenciais (o organismo não é capaz de sintetizar, devendo provir da alimentação), incluem a isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, fenilalanina, triptofano, valina.
Consumindo uma variedade de alimentos proteicos há como obter aminoácidos essenciais. Fontes de proteína animal, como carnes, peixes, ovos e lácteos (são consideradas proteínas completas) contêm todos os aminoácidos essenciais. Plantas como a quinoa, semente de cânhamo, amaranto e soja também, embora a utilização deste aminiácido esteja influneciada pelo aminoácido limitante. (lembre que os aminoácidos em excesso na dieta são desaminados e transformados em açúcares ou gorduras no organismo). Aminoácido limitante: No feijão: metionina (cisteína); arroz e trigo: lisina; milho e cereais: lisina e triptofano; legumes: triptofano; Note que é sensato variar a dieta e incluir boas fontes proteicas. Vegans sabem que necessitam de boas combinações para obter aminoácidos essenciais.

• Triptofano: Um aminoácido essencial indispensável à produção de serotonina, uma das substâncias químicas que regulam a transmissão de impulsos nervosos, essencial à regulação do humor. Fontes: carne bovina e de ave, atum, amendoim, sementes de abobora, girassol, gergelim, leite, banana.

• Lisina: Aminoácido essencial importante à produção de hormônios, anticorpos e enzimas. Fontes: laticínios, carne bovina, frango.

O organismo necessita diariamente repor aminoácidos essenciais:
• Proteínas ideais ao consumo: Peixes, atum, sardinha, Peito de frango, sem pele, clara de ovos, Iogurtes desnatados e probióticos, Peito de frango ou peru. Embora a carne bovina seja proteína completa, esteja ciente do seu consumo moderado, (artigos científicos ao longo dos anos mostram o consumo em demasia correlacionando-se à inúmeras complicações/patologias). Note: De nada adianta querer uma boa construção muscular e desempenho físico consumindo carne bovina em excesso, ao mesmo tempo poderá estar sobrecarregando órgãos e sistema, prejudicando a função cardíaca, cerebral.

Um aminoácido essencial não significa que não seja necessário ao organismo, mas sim que pode ser sintetizado. Ajuste sua dieta a fim de obter o suficiente de proteínas (aminoácidos). Nem a falta, nem o excesso.

Por Greice Caroline Baggio.


1 comentários:

Anônimo at: 2 de janeiro de 2013 00:26 disse...

Alimento de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais:
http://fisiculturismo.com.br/newsletters/materias/quinua_alimento_aminoacidos_proteinas.php

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