Google Analytics Alternative

COMPOSTOS DE UVAS AJUDANDO PACIENTES COM ALZHEIMER.

domingo, 17 de julho de 2011
Note: Os compostos fenólicos impedem a formação
de placas amilóides,
de espécies reativas de oxigênio e de inflamação.

As semente de uva contêm antioxidantes naturais chamados polifenóis que podem ajudar a afastar a doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores da Mount Sinai School of Medicine, em Nova York conforme artigo publicado no Journal of Alzheimer.

O estudo teve como objetivo examinar o efeito dos polifenóis da uva na neurotoxina chamada β-amilóide um peptídeo, que é conhecido por causar Alzheimer.

Extratos polifenólicos foram administrados durante cinco meses em ratos geneticamente modificados, que eram suscetíveis a desenvolver problemas de memória e neurotoxinas. Após este tempo, eles descobriram que nos cérebros dos camundongos reduziu-se significativamente os níveis de aglomeração da proteína β-amilóide *56, uma forma de β oligômero, que são estruturas protéicas esféricas, relacionada à doença de Alzheimer. Mas os níveis de outros compostos de β-amilóide permaneceram inalteradas.

Note: Os compostos fenólicos impedem a formação de placas amilóides, de espécies reativas de oxigênio e de inflamação.

Fonte: Peng Liu, Lisa J. Kemper, Jun Wang, Kathleen R. Zahs, Karen H. Ashe, Giulio M. Pasinetti. "Grape Seed Polyphenolic Extract Specifically Decreases A[beta]*56 in the Brains of Tg2576 Mice." JAD 2011, Volume 26.
 
As uvas  são fontes particularmente rica de antioxidantes fenólicos, em especial o resveratrol e os flavonóides. O resveratrol, encontrado nas cascas e sementes, aumenta o HDL colesterol e previne a coagulação do sangue. Flavonóides, por outro lado, apresentam propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir coágulos sanguíneos e formação de placas nas artérias. 
 
Pesquisadores da UFRJ demonstraram que não são as fibras extracelulares da beta-amilóide as causadoras da degeneração dos neurônios, mas sim um estágio anterior da aglomeração dessa proteína: os oligômeros, que são estruturas protéicas esféricas. Leia mais no Portal do envelhecimento.

Por Greice Caroline Baggio.




0 comentários:

Postar um comentário