A gestante precisa de cerca de 300 calorias extras por dia para manter uma gravidez saudável e fornecer alimentação suficiente para o feto em crescimento. |
No período gestacional às necessidades nutricionais estão mais elevadas, a fim de promover o desenvolvimento fetal, sendo o estado nutricional, bem como a dieta da gestante, fatores de importância. A gestante precisa de cerca de 300 calorias extras por dia para manter uma gravidez saudável e fornecer alimentação suficiente para o feto em crescimento.
Carboidratos, é valido priorizar os carboidratos complexos. O feto requer glicose e aminoácidos para o seu crescimento. Com isso mesmo em jejuns prolongados ele continua a extrair nutrientes da gestante. Assim, realize várias refeições ao dia, evitando a sobrecarga de alimento e a queda/ elevação de glicose.
Gordura e proteína são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Consumir fontes de proteína magra e dar ênfase aos ácidos graxos essenciais. para o controle de peso. A ingestão suficiente de ômega 3 evita a depressão pós parto, auxilia no controle da pressão arterial, reduzindo os riscos de pré-eclâmpsia além de evitar a elevação do colesterol ruim na corrente sanguínea. O ômega 3 é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê. Gestantes que não comem peixes, ricos nesse nutriente, devem buscar outras fontes,
É importe reduzir a cafeína, já que tem sido associada a um maior risco de abortos e pode interferir na absorção de ferro. É indispensável a gestante ser cautelosa sobre os alimentos que podem ser prejudiciais, evitando os alimentos industrializados, contendo aromatizantes, corantes e conservantes artificiais. Evite também enlatados como o milho, mortadela, salsichas e linguiças, que podem ser altamente tóxicos.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário